Quarta, 19 de Junho de 2024
49 9 9111-4949
Corporativas Informação

SOFREU UM ACIDENTE POR DEFEITO EM VIA PÚBLICA?

Seus danos podem ser reparados com indenização. Entenda.

27/11/2023 20h38
Por: Redação Fonte: Luciana Z. Lunedo
Divulgação
Divulgação

Não interessa se o dano foi ao carro, moto, bicicleta, motorista ou pedestre. Se o defeito na via pública foi o causador do acidente, quem paga essa conta e todos os seus prejuízos é o ente responsável pela via.

Isso é o que preleciona o Art. 5º, incisos V e X da Constituição Federal de 1988. Veja na integra: 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Continua após a publicidade
Anúncio

[...]

V – É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

[...]

X - São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.               

  (grifo nosso) 

Ainda, observa-se que o ente público tem responsabilidade objetiva, razão pela qual responde objetivamente independente de aferição de existência de dolo ou culpa, por força da norma constitucional insculpida no art. 37, § 6º da CF/88.

 Portanto, basta registrar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, tirar fotos do acidente e do defeito na pista (caso possível), e realizar pelo menos, dois orçamentos do conserto do veículo.

 Se houver pessoas feridas com o incidente, guarde todos os comprovantes de gastos, inclusive com materiais de curativos, medicamentos e atendimentos médicos.

 Também, destaca-se que os valores são corrigidos na maioria dos casos, a data do evento danoso, e além dos danos patrimoniais poderá ser requerido indenização por danos morais e estéticos.

 Sofreu um acidente ou conhece pessoas que passaram por isso? Informe-os sobre seus direitos.

 

 DRA. LUCIANA Z. LUNEDO
OAB/PR 93385
OAB/SC 57.392-A

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Luciana Z. Lunedo
Sobre Luciana Z. Lunedo
Advogada sob registros OAB/PR93.385 e OAB/SC57.392-A, LUCIANA ZANCO LUNEDO é formada em Direito pela Unochapecó, tendo especialização na área de Direito Previdenciário pela Universidade Candido Mendes - UCAM.
Chapecó, SC
Atualizado às 15h02
23°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 23°

23° Sensação
6.17 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 14° Máx. 24°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/06)

Mín. 14° Máx. 23°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias