A Prefeitura de Chapecó já instalou 16 lixeiras subterrâneas no Centro de Chapecó, principalmente na Avenida Getúlio Vargas. Outras quatro devem ser instaladas neste mês de setembro, no lado Sul da Arena Condá, na rua Clevelândia; na rua Fernando Machado, cruzamento com a Rua Marechal Bormann; na Avenida Getúlio Vargas com a rua Florianópolis e na Avenida Getúlio Vargas com a rua Barão do Rio Branco. No total serão instaladas 30 lixeiras até o final do ano.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, a população deve realizar algumas adaptações para o bom uso do sistema.
Quando as novas lixeiras são instaladas, as antigas ficam uma semana ainda, depois são retiradas, abrindo vaga de estacionamento. As novas lixeiras contam com um pedal ou puxador na tampa, para abrir. Só que o bocal tem um limite e por isso os sacos de descarte não podem ser muito volumosos, para não trancar. Quando isso acontece, o sensor indica que a lixeira está cheia, o que atrapalha a logística de recolhimento, disse.
Ela também lembra que a cor verde é para material orgânico, como restos de alimento e lixo de banheiro. Já o espaço laranja é para material reciclável, como papel, garrafas pet, caixas e potes.
Mín. 17° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 22°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nublado