Sexta, 01 de Março de 2024
49 9 9111-4949
Cidades Passo Fundo

Entre as flores e os negócios

Jardineiro acessou linhas de crédito para empreender

23/11/2023 10h23 Atualizada há 3 meses
109
Por: MB COMUNICAÇÃO Fonte: MB COMUNICAÇÃO
Jonatas Lima, jardineiro e empreendedor (Foto: arquivo pessoal).
Jonatas Lima, jardineiro e empreendedor (Foto: arquivo pessoal).

O corredor cercado por samambaias e gerânios, pendurados nas paredes em vasos de cerâmica, indica o caminho de um lugar generosamente encantado. A paisagem é composta por uma vasta quantidade de plantas verdes que contrastam com os tons quentes de diferentes espécies vegetais que harmonizam o local, despertando sentimentos e emoções enérgicas, desde a alegria do amarelo da Allamanda até a beleza criativa e inspiradora da Bougainvillea glabra, que realça sua cor lilás na natureza clara e esverdeada. As flores, respectivamente, são popularmente conhecidas como dedal-de-dama e três-marias. Comumente, integram o paisagismo das residências e simbolizam um objeto cênico nas memórias afetivas.  

Um dos locais onde trabalha tem um corredor coberto por plantas e vasos de cerâmica (Foto: MB Comunicação).

Em espaços como este, arejado, aromatizado, tranquilo e acolhedor, que o jardineiro Jonatas Lima, de 42 anos, costuma dedicar a maior parte do tempo. “Comecei a trabalhar com flores aos 13 anos.  Na época, ganhei experiência como auxiliar de florista, limpando as flores. Depois me senti preparado para assumir novos desafios e responsabilidades. Então, me tornei florista. Mas, minha vontade de estar próximo a natureza aumentou. Aperfeiçoei meus conhecimentos, por meio de pesquisa, treinamentos curtos e muita prática, e há 12 anos atuo na jardinagem, além de seguir minha trajetória empreendedora, cativando minha clientela com um serviço personalizado”, destaca.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os jardins são os lugares onde Jonatas mais gosta de estar (Foto: MB Comunicação).

Para prestar um atendimento exclusivo, Lima planejou e investiu em seu negócio. Uma das estratégias traçadas pelo empreendedor para atingir o sucesso na área foi acessar recursos que garantissem mais segurança em suas finanças. “Oferecer um serviço de qualidade é minha prioridade. Por isso, acho importante investir nos melhores equipamentos e maquinários. Constantemente compro ferramentas que podem me ajudar a aperfeiçoar o meu trabalho. Mas, para adquirir esses materiais foi necessário pensar de que forma tornar isso viável. Foi assim que busquei o apoio da Credioeste. Dessa forma consigo ter em mãos todos os equipamentos primordiais sem comprometer minha renda”, afirma. 

O empreendedor conheceu a Credioeste – Agência de Microcrédito – ao receber um panfleto no centro de Passo Fundo (RS). Um dos fatores que o incentivou a buscar o apoio da instituição foi a indicação de pessoas próximas. Por meio do programa Microcrédito, acessou os recursos necessários para adquirir os materiais e fazer o capital de giro. “Para melhor auxiliar nossos clientes, prestamos uma consultoria financeira, ajudando a identificar as principais demandas, apontando os benefícios e contribuindo na tomada de decisões. Disponibilizamos até R$ 15 mil para os empreendedores investirem em seus negócios, com condições de pagamento facilitadas”, ressalta a gerente executiva da Credioeste Márcia Biffi.

O empreendedor oferece os serviços: cultivo de plantas de jardim, estufa, arranjos, buquês e a manutenção de flores de vaso (Foto: MB Comunicação).

Graças ao planejamento estratégico e o acesso ao crédito, Lima viu seu empreendimento florescer. Além de prestar serviço terceirizado para as floriculturas, o profissional agora também realiza atendimento a domicílio. “Dedico-me ao cultivo de plantas de jardim, estufa, arranjos, buquês e a manutenção de flores de vaso”, afirma. Ainda, com sua experiência, sugere opções que melhor vão ornamentar a paisagem.

Com sua experiência, sugere opções que melhor vão ornamentar a paisagem (Foto: MB Comunicação).

Para Lima, o cuidado com as plantas exige responsabilidade, sutileza e paciência. "Cada uma tem uma necessidade específica. Algumas precisam de mais sombra, outras precisam de mais sol. Algumas carecem de rega diária, outras podem ficar alguns dias sem água. Por isso, gosto de observá-las para perceber de que forma se comportam. Olho a planta e já sei se ela está bem ou não. As folhas murchas, por exemplo, é sinal de sede. As folhas amareladas é sinal de que algo está errado e que precisa de uma atenção especial".

Para oferecer um serviço personalizado e investir em materiais de qualidade, Jonatas contou com o apoio da Credioeste, agência de microcrédito (Foto: MB Comunicação).

Essa dedicação e carinho com a natureza resplandece em todos os locais que o jardineiro transforma. O espaço verde é o seu escritório, o lugar onde mais gosta de estar. “As plantas simbolizam beleza, alegria e equilíbrio”, recita.  Ao investir tempo trabalhando com que gosta, além de aumentar a sua qualidade de vida, também contribui para o bem-estar de todos os clientes. “É por isso que adoro lidar com as flores. É como levar alegria para as pessoas. Elas têm uma beleza incomparável e não seguem um padrão. Nada é perfeito na natureza, tudo é diferente. É esse o encanto! Me sinto conectado com a vida de cada planta”, complementa. Entre o perfume das flores e a esperança refletida no verde dos jardins, Lima encontra a sua felicidade e o sucesso nos negócios.

Flor dedal-de-dama (Foto: MB Comunicação).

Jonatas atua há mais de 12 anos como jardineiro (Foto: MB Comunicação).

 

Antes de se tornar jardineiro, Jonatas já foi florista e auxiliar de florista (Foto: MB Comunicação).

Jonatas costuma dedicar a maior parte do tempo em espaços arejados, aromatizados, tranquilos e acolhedores (Foto: MB Comunicação).

O empreendedor destaca que o cuidado com as plantas exige responsabilidade, sutileza e paciência (Foto: MB Comunicação).

Jonatas costuma dedicar a maior parte do tempo em espaços arejados, aromatizados, tranquilos e acolhedores (Foto: MB Comunicação).

Jonatas escolheu a profissão por gostar de estar próximo a natureza (Foto: arquivo pessoal).

O empreendedor afirma que cada planta necessita de um cuidado específico (Foto: arquivo pessoal).

Para Jonatas, as plantas simbolizam beleza, alegria e equilíbrio (Foto: MB Comunicação).

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 09h05
20°
Neblina

Mín. 17° Máx. 31°

21° Sensação
1.03 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)

Mín. 17° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (03/03)

Mín. 18° Máx. 33°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias