Momentos de aprendizado, cultura, cidadania e lazer marcaram a 2ª Ação Cooperada de 2025, realizada pela Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora Aurora Coop. O evento reuniu mais de 200 pessoas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Bairro Efapi, em Chapecó (SC). As atrações foram diversificadas e envolveram brinquedos infláveis, jogos educativos, pintura facial, oficina de jujuba e exibição do filme “A Turminha da Reciclagem”. Desenhos para colorir e leituras educativas também foram destaque na programação, expostos na Kombi Biblioteca Itinerante. Com a leitura aprendi que não se deve jogar resíduos ao nosso redor, senão fica um cheiro ruim", explicou Amanda Caroline, de sete anos.
A diretora administrava a Fundação, Sonara Ramos, destacou que proporcionar um dia de lazer, com atividades recreativas e educacionais cumpre o papel do cooperativismo de unir pessoas. “Buscamos formar laços e percebemos a alegria das crianças com suas novas conexões. Melhor ainda foi contar com a presença dos familiares. É dessa união que nos fortalecemos.”
Houve distribuição gratuita de lanches, como bebida láctea da Aurora, refrigerante, cachorro-quente, pipoca e algodão-doce. A ação foi possível com o apoio dos voluntários da Indústria Aurora Coop de Chapecó II e do Frigorífico Aurora Coop de Chapecó I. Para o gerente Roberto Verlindo, a atividade reforçou os valores do cooperativismo. “Além da nossa missão produtiva, nos preocupamos com a responsabilidade social. Junto à Fundação, a Ação Cooperada foi um grande exemplo de como é possível promover bem-estar e cumprir nosso compromisso com a comunidade.”
Esse sentimento de colaboração e acolhimento também foi ressaltado pelo coordenador do CEU, Unar Andreola. “Estamos sempre de portas abertas para a comunidade, porque queremos tornar aqui uma referência do espaço da família. É bom encontrarmos parceiros como a Fundação para atingirmos essa meta”, frisou. Como forma de eternizar a Ação Cooperada, realizada na quinta-feira (15), foi fixada no local uma placa em alusão ao compromisso da Fundação Aury Luiz Bodanese com a comunidade.
INTERAÇÃO E ALEGRIA
Manoel Magno, pai de Helena dos Santos, de cinco anos, salientou que mudar a rotina e ficar ao lado da filha o fez lembrar dos tempos de criança. “Não tínhamos essa diversidade de brinquedos. Normalmente, brincávamos no máximo em um escorregador e nos divertíamos com os palhaços, pois essa era uma prática mais comum na época. Agora, as novas gerações acessam programações completas. Brinquei com a Helena e essa interação foi ótima, também me diverti”.
Nailuj Susej, de 11 anos, afirmou que, além de as atividades serem diferentes da sua rotina, a iniciativa lhe permitiu rever seus colegas. “Mudei de escola, quando vi todos os meus amigos aqui, fiquei mais contente.” Os amigos fizeram uma série de atividades juntos. “Dançamos, tiramos fotos e nos divertimos. Essas ações deveriam acontecer todos os dias. Aproveitamos muito, matamos a saudade e ainda conhecemos pessoas novas”, ressaltou Raiane Liston, de 11 anos.
Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 25°
Parcialmente nublado