Santa Catarina teve o melhor resultado entre estados do Sul e Sudeste no setor de serviços e ficou acima da média nacional – Foto: Thiago Kaue/Secom
O consumo das famílias puxou a alta de 4,8% no setor de serviços de Santa Catarina durante o primeiro trimestre de 2025. O percentual representa o aumento no volume de prestação de serviços na comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento ocorre em meio ao aquecimento da economia de Santa Catarina, que registra pleno emprego e crescimento econômico acima da média nacional.
O aumento de 4,8% no setor de serviços colocou o estado catarinense na sétima posição no ranking nacional. No entanto, Santa Catarina registrou o melhor percentual entre estados do Sul e Sudeste. O estado também teve desempenho acima da média brasileira, que ficou em 2,4% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 14
“O desempenho positivo no setor de serviços deve ser comemorado porque reflete o trabalho árduo dos nossos empreendedores e trabalhadores, assim como evidencia as políticas de incentivo feitas pelo Governo do Estado. O setor é um dos que mais emprega, gera renda e faz a economia girar. É um bom sinal de aquecimento da atividade econômica ”, destacou o governador Jorginho Mello.
O percentual de 4,8% acumulado no primeiro trimestre em Santa Catarina, conforme os dados do IBGE, é puxado pelo consumo das famílias. O segmento, que engloba serviços prestados diretamente aos consumidores, acumulou alta de 13,3% no período, revelando o alto patamar de renda do cidadão catarinense.
“Santa Catarina vive um momento ímpar na questão econômica. Estamos em pleno emprego, com mais de 60 mil vagas formais criadas em 2025, e a taxa de desemprego em baixa . Isso impacta positivamente no consumo. Além disso, tivemos uma temporada de verão muito positiva. O volume de serviços do turismo, por exemplo, cresceu 11% no último ano”, acrescenta o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Além do consumo das famílias e do turismo, outros segmentos também registraram desempenho positivo. É o caso dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,2%), serviços de informação e comunicação (4,5%) e outros serviços (1,9%). No entanto, os serviços profissionais, administrativos e complementares acumularam retração de -5,2% no primeiro trimestre.
Conforme dados da Fecomércio SC, a intenção de consumo das famílias catarinenses cresceu 1,2% em abril. O percentual foi o terceiro melhor do país no período. Segundo a pesquisa, a intenção de consumo em Santa Catarina soma 114,2 pontos na escala que vai de 0 a 200, onde valores acima de 100 demonstram otimismo para o consumo.
Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Tempo limpo