Segunda, 16 de Setembro de 2024
49 9 9111-4949
Meio Ambiente Meio Ambiente

Portal da Balneabilidade do IMA registrou mais de 275 mil acessos no último ano

O site balneabilidade.ima.sc.gov.br do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) registrou mais de 275 mil acessos de agosto do último ano...

03/09/2024 17h27
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O site balneabilidade.ima.sc.gov.br do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) registrou mais de 275 mil acessos de agosto do último ano até o momento. O portal é uma ferramenta completa que apresenta informações relativas ao monitoramento da qualidade da água do mar para banho no litoral catarinense sendo um espaço de pesquisa importante que recebe visitas de usuários de todo o Brasil e de várias partes do mundo.

De acordo com os dados do site, os usuários de Santa Catarina são os que mais acessam o portal com mais de 82 mil registros, seguido pelos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, com 27,8 mil e 24,7 mil respectivamente. Buscas com origem em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, entre outros estados brasileiros também são registradas com frequência. Já entre os países estrangeiros, a Argentina é o país que lidera o número de visitas ao portal com 52,6 mil na sequência estão Chile, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Indonésia, Alemanha, Bolívia e Inglaterra.

“O IMA é reconhecido como um órgão ambiental que utiliza a tecnologia e a inovação nos processos diários de trabalho sendo referência para demais instituições do país, e o site da balneabilidade é um bom exemplo desse trabalho entregando um conteúdo relevante e atualizado para cidadãos do Brasil e de outros países que visitam os balneários e praias do litoral catarinense”, comenta o diretor de Controle e Passivos Ambientais do IMA, Diego Hemkemeier.

Continua após a publicidade
Anúncio

O portal é adaptado para celular e traz o histórico dos pontos, um mapa indicando a situação de cada praia, além dos relatórios mais recentes para pesquisas de qualquer cidadão. O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, explica que o portal foi desenvolvido pelos servidores do Instituto para facilitar o acesso da população às informações de um serviço de utilidade pública que é essencial.

“No site na aba histórico, todo o cidadão pode acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que foram registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado na pesquisa”, relata Marlon.

As pesquisas são referentes aos resultados das coletas efetuadas em 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina contemplando as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pelo IMA desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O Instituto compartilha as informações, que são de domínio público, com o objetivo de zelar pela saúde da população. Em eventos de elevada precipitação pluviométrica, combinado com a maré, direção do vento, entre outras variáveis ambientais, podemos observar, eventualmente, a impropriedade de algum balneário.

Os pontos monitorados pelo IMA são identificados com placas de sinalização. Desta forma, vale lembrar a população que a retirada, adulteração e/ou qualquer ato de vandalismo das placas que indicam se o ponto está próprio ou impróprio para banho é crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias