Foto: Marco Favero / SECOM
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), terá uma programação bastante diversificada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 março. Durante todo o mês haverá atividades voltadas a este tema como exposição, lives, intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro, bate papo com mulheres que tiveram uma trajetória de superação, entre outras ações.
“É uma data que lembra as lutas históricas das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades e um momento para reafirmar o compromisso por um estado mais justo e inclusivo para todas as mulheres. É também uma ocasião para celebrar as conquistas alcançadas e destacar a importância e o protagonismo de todas as mulheres”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.
A primeira atividade iniciou nesta quarta-feira, 6, é a exposição “Santa Catarina tem nome de mulher: Mulheres catarinenses em destaque”, que acontece no hall da SAS até o final do mês. Um fundo de tela para os computadores dos servidores com essas mulheres também está sendo utilizado.
O destaque da programação será justamente no dia 8 com o bate papo Catarinenses que inspiram que contará a história de mulheres comuns que tiveram uma trajetória de superação. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da SAS e contará com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm.
Também serão realizadas atividades em parceria com outras secretarias de Estado. É o caso do lançamento da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Secretaria da Educação, no dia 11 de março, e da participação no evento de mulheres na Secretaria de Administração Prisional, no dia 15 de março.
A programação inclui ainda uma série de debates que serão transmitidos pelo Youtube da SAS. No dia 18 de março o tema será Maternidade na adolescência e no dia 19 de março ocorre a Formação e Orientação para Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e abrigos para mulheres sobre a captação de currículos de mulheres em situação de violência para sensibilizar e orientar essas instituições sobre a Lei 18.300/2021, que trata do encaminhamento de currículos de mulheres em situação de violência para o Banco de Currículos para encaminhamento para os editais de contratação de terceirizadas no Estado.
A educação financeira contra a violência patrimonial é o tema de uma live do dia 25 de março. No dia 26 será a vez do Encontro Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres, com transmissão on-line. O objetivo é conhecer as experiências municipais e os serviços voltados para mulheres disponíveis em Santa Catarina, além de apresentar os dados do Diagnóstico do Mapeamento de Organismos de Políticas para Mulheres e divulgação da Cartilha de Formação dos Conselhos dos Direitos da Mulher.
As atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher encerram no dia 27 com uma intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro em caso de violência contra a mulher no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos/ Ascom SAS.
(48) 3664-0916
Mín. 14° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 32°
Tempo nublado