
Arte: Gabriela Nicolini/SAS
O Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/SC) realiza nesta quarta-feira, 4, o 2º Encontro Fórum das Juventudes no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo), em Paulo Lopes.
“O Fórum Permanente das Juventudes funciona por meio de reuniões com os jovens para que eles possam expor sua realidade, suas necessidades, a partir de aspectos como gênero, raça, classe social, entre outros”, explica a secretária executiva do Conjuve, Noemia Wickert.
O público alvo são os jovens de 15 a 29 anos. O objetivo é identificar e compreender as realidades das juventudes de Santa Catarina e subsidiar estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos direitos previstos no Estatuto da Juventude.
Na oportunidade o conselho também apresenta aos municípios sua criação, composição, atuação; qual a importância de ter um Conselho Municipal de Juventudes; o que é o Estatuto da Juventude; como estruturar a política pública de juventude no município; entre outros. Durante o encontro o Conjuve realiza ainda a escuta das diversas juventudes no município para conhecer as situações de vida a partir do olhar dessa população em seu espaço moradia, trabalho, estudo e relações sociais.
A criação dos conselhos municipais de juventude é prioridade na realização do Fórum nos municípios, pois em Santa Catarina há 8 conselhos municipais de juventude ativos, um importante instrumento que auxilia na proposição e elaboração de políticas públicas de juventude que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens. O Conjuve/SC incentiva os municípios sobre a importância de ter e criar um conselho municipal de juventude.
O Conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina tem como finalidade estudar, analisar, discutir, propor, avaliar e articular políticas públicas de atenção e apoio à juventude que contribuam para a sua inclusão e afirmação nas áreas da educação, cultura, do trabalho, do esporte, lazer e saúde.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Ana Paula Correa/SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Desenvolviment... SCGÁS destina mais de R$ 200 mil a projetos sociais aprovados no segundo trimestre de 2026
Desenvolviment... Assistência Social capacita profissionais sobre acesso de migrantes à Previdência Social
Desenvolviment... Governador assina ordem de serviço para construção de Centros de Atendimento à Pessoa Idosa
Desenvolviment... Assistência Social cria central de informações para imigrantes venezuelanos após terremoto
Desenvolviment... Assistência Social de Santa Catarina é destaque no Summit Cidades 2026
Desenvolviment... Governo do Estado autoriza construção de 30 casas em São João Batista
Desenvolviment... Assistência Social repassa mais de R$ 26 milhões em recursos para os municípios
Desenvolviment... SAS lança guia rápido aos municípios sobre o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social
Desenvolviment... Assistência Social do Estado realiza live sobre migração em Santa Catarina Mín. 9° Máx. 24°





