O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com vagas abertas em um programa gratuito de exercício físico para mulheres diagnosticadas com fibromialgia, por meio do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape) . As atividades ocorrem na sede da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O serviço para a comunidade integra o projeto de pesquisa “Efeito do exercício resistido e do yoga em pacientes com doenças reumáticas e depressão”, que está sendo realizado pela doutoranda Loiane Cristina de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) , sob orientação do coordenador do Lape, professor Alexandro Andrade.
As voluntárias do estudo são divididas em diferentes grupos, com atividades nas terças e quintas-feiras, às 14h ou às 15h. Quem tiver interesse em participar pode falar com o Lape pelo telefone (48) 3664-8677.
Sobre a doença
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a síndrome da fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Além disso, causa fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas, como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
Uma característica da pessoa com essa doença é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
De cada dez pacientes com fibromialgia, de sete a nove são mulheres, mas ainda não se sabe a razão disso. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da doença é geralmente entre 30 e 60 anos, porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
Sobre o Lape
O Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício foi criado em 1989, como o primeiro núcleo de pesquisa da Udesc Cefid, pelo professor Alexandro Andrade, que é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com ênfase em Psicologia do Exercício e Saúde no Trabalho e parte dos estudos realizada na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Com o atual nome desde 1999, o Lape desenvolve pesquisa, ensino e extensão dentro das linhas de pesquisa da Psicologia do Esporte e do Exercício, que são: Atividade Física e Saúde; Psicologia do Exercício; Psicologia do Esporte; Desempenho no Esporte; e Qualidade do Ar e Poluição na Saúde e no Esporte. O laboratório também realiza, em menor grau, estudos sobre epistemologia, inovação e tecnologia.
O público atendido pelo Lape é composto por pacientes com doenças reumáticas, fibromialgia e dor em especial; com depressão, ansiedade e transtornos de humor; sobreviventes de câncer de mama; idosos; atletas; e crianças e adolescentes.
Hoje, suas propostas também são voltadas para a educação sobre impactos e cuidados com a qualidade do ar em ambientes para prática de exercício físico e reabilitação fisioterapêutica, bem como os efeitos da poluição indoor e outdoor em praticantes de exercícios físicos e esporte.
Mais informações
Mais informações sobre o Lape podem ser obtidas pelo e-mail alexandro.andrade@udesc.br e pelo perfil do laboratório no Instagram .
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 23°
ChuvaMín. 15° Máx. 29°
Tempo nublado