A Solar Coca-Cola investiu em 2024 mais de R$ 70 milhões em tecnologias e processos que incluem redução do uso do recurso natural em processos industriais, recuperação de efluentes, conservação de bacias hidrográficas e a proteção de ecossistemas críticos. A companhia atua com 13 fábricas em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins.
Desde 2015, reduziu em 29% o consumo de água por litro de bebida produzido, atingindo 1,614 l/l. A meta é baixar para 1,50 litro de água captada por litro de bebida produzida até 2027. Para isso, medidas como atualização das tecnologias para eficiência hídrica, incluindo processo de ultrafiltração e reaproveitamento de vapor, além da modernização de lavadoras e sistemas de captação de água da chuva, vêm sendo adotadas.
Outras iniciativas pelo Brasil:
Outras ações, como a instalação da primeira etapa de um novo sistema de adicionamento de gás em Natal (RN), que terá envase em alta temperatura, resultando em melhoria na qualidade do processo de limpeza e set up das linhas de produção, assim como ganho de energia elétrica e água em condensadores, também estão em andamento.
“A Solar Coca-Cola adota uma gestão estratégica dos recursos hídricos, considerando a água como um de seus principais ativos. Além disso buscamos constantemente novas formas de reduzir o impacto ambiental da nossa operação”, afirma Orlando Fiorenzano, diretor de Supply Chain da companhia.
Para além dos muros da fábrica
A Solar Coca-Cola investe em ações para mitigar impactos ambientais por meio de iniciativas externas. Os recursos são destinados, por exemplo, a programas sociais para acesso à água. Algumas ações:
Certificação AWS e outras credenciais
A empresa foi a primeira franquia da Coca-Cola na América Latina a receber a certificação Alliance Water Stewardship (AWS). Certificaram-se sete fábricas entre 2023 e 2024.
Avaliaram-se diversos itens, entre eles o uso eficiente da água, a redução no consumo, o monitoramento da qualidade e sistemas de tratamento, ações para mitigar o impacto ambiental, garantia do acesso e saneamento nas comunidades locais, educação ambiental e participação nos comitês de bacias hidrográficas.
Além da AWS a Solar Coca-Cola conquistou o selo ESG-FIEC, concedido pela Federação das Indústrias do Ceará, e o Prêmio de Sustentabilidade ESG 2023, da FIEPE, na categoria Governança em Água.
Compromisso com o futuro
A Solar Coca-Cola vem atuando para expandir as práticas sustentáveis para toda a cadeia produtiva. Fornecedores e parceiros são incentivados a adotar tecnologias de eficiência hídrica, buscando assegurar que os ganhos ambientais sejam amplificados.
“Estamos sempre buscando novas tecnologias e processos que possam tornar nossa operação ainda mais sustentável”, destaca o diretor de Supply Chain, elencando os principais benefícios de investir em eficiência hídrica:
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 8° Máx. 20°
Tempo nublado