Começou na última terça-feira (14), a edição de 2025 do campeonato mundial de handebol que acontece em três países-sede, a Dinamarca, Croácia e Noruega. A seleção brasileira disputa a competição internacional com dois atletas catarinenses no elenco, Rudolph Rackbart, natural de Blumenau e Rangel Luan da Rosa, natural do município de Seara.
Regulamento
Participam do campeonato mundial de handebol 32 seleções nacionais representando seis continentes e divididas em oito chaves. A seleção brasileira está no grupo E da competição e estreia diante da Noruega em Oslo nesta quarta-feira (15).
As duas partidas seguintes da primeira fase do campeonato mundial de handebol acontecem também na capital norueguesa e os adversários serão Portugal no dia 17 de janeiro e Estados Unidos no dia 19 de janeiro.
Após o fim da primeira fase, as três primeiras colocadas de cada grupo avançam para a segunda fase onde as seleções serão divididas em quatro grupos de seis equipes, totalizando 24 classificados.
Nesta segunda etapa, serão mais cinco partidas dentro do campeonato mundial de handebol onde as duas primeiras seleções classificadas avançam para a fase quartas de finais, definindo assim que serão as oito seleções restantes que disputarão o título do mundial de handedol 2025.
Nesta fase, a competição passa a ser disputada em formato eliminatório até a grande final que acontece no dia 02 de fevereiro.
O Brasil já disputou o campeonato mundial de handebol masculino em nove oportunidades e soma como melhor resultado o nono lugar na edição de 2019 que aconteceu na Dinamarca e na Alemanha.
Perfil dos catarinenses
Os dois catarinenses que representam o estado têm longo histórico na seleção brasileira de handebol. Rudolph Rackbart soma duas medalhas em jogos pan-americanos (prata em Santiago 2023 e bronze em Lima 2019), título dos jogos sul-americanos 2018, entre outros resultados de destaque em sua carreira. Atualmente o atleta que atua como ponta defende o Ciudad Encantada do handebol espanhol.
O mesmo histórico positivo tem o goleiro Rangel Luan da Rosa, que soma três títulos em sua trajetória na seleção brasileira e atualmente defende o Saint Raphael do handebol francês.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 33°
Chuva