Imagem de arquivo de Leandro Dora com o filho Yago Dora durante etapa da World Surf League (WSL). Crédito da imagem: Divulgação
Leandro Dora ou Leandro Grilo é um personagem icônico do surf brasileiro e mundial e em conversa com a Fesporte falou sobre o histórico do surf catarinense que se destaca em nível de eventos e atletas desde a década de 80, considerando o estado de Santa Catarina como uma fábrica de talentos.
“O histórico de Santa Catarina é muito forte no surf. Desde a minha época de amador nos anos 80 o surf já era muito tradicional aqui no estado. Além disso, historicamente, conta com uma talentosa safra de atletas nascidos aqui, entre outros que escolhem aqui para morar devido a variedade de ondas, proximidade entre os picos e esperamos que em um futuro próximo a gente possa ver que os grandes eventos voltem a acontecer porque são fundamentais para que a imagem do surf catarinense permaneça sempre em alta”, assinala Leandro.
Como surf coach, Leandro destaca o nível de intensidade que caracteriza a carreiras de atletas da elite do surf mundial da World Surf League como o próprio filho, Yago Dora, que há anos compete na primeira divisão do surf, entre muitos outros.
Leandro destaca a entrega de Yago, aos 11 anos de idade — que foi de fato a época em que o filho iniciava a sua trajetória neste esporte — “é um surf criativo e pronto para qualquer situação”, aponta o pai.
“O desenvolvimento do Yago se deu de uma forma muito genuína e muito natural. Ele começou a se interessar pelo surf na faixa dos 11 anos e ele sempre teve esse interesse em aprimorar a sua parte técnica. Isso favoreceu muito ele e encanta a todos, desde amantes do surf até juízes de competições. Hoje acredito que ele é sim um grande nome do surf mundial, pronto para qualquer situação já que os anos de carreira prepararam ele para os desafios”, detalha.
O surf feminino também é destacado por Leandro Dora que cita que as atletas deste naipe atingiram um nível considerado de ápice nos últimos anos citando nomes como Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, entre outras.
Segundo Leandro, o surf é uma esporte que atua também nas ações sociais e a modalidade é vista como uma ferramenta de inclusão social ao qual muitos projetos oferecem a jovens de comunidades carentes a prática deste esporte.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
Mín. 18° Máx. 35°
Mín. 18° Máx. 33°
ChuvaMín. 18° Máx. 31°
Chuva