Segunda, 30 de Dezembro de 2024
49 9 9111-4949
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

De maneira antecipada, Santa Catarina consegue utilizar os R$ 10 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Helena Marquardt/ SASCom quase um ano de antecedência para o fim do prazo de execução do edital, Santa Catarina conseguiu utilizar todo o rec...

19/12/2024 16h44
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Helena Marquardt/ SAS

Com quase um ano de antecedência para o fim do prazo de execução do edital, Santa Catarina conseguiu utilizar todo o recurso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo eram R$ 10 milhões para compras de itens da agricultura familiar que acabaram beneficiando a rede socioassistencial. O Estado adquiriu mais de mil toneladas de alimentos pelo edital.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Rocha Pires, comemora a utilização de todo o recurso muito antes do prazo final, que era dezembro de 2025, e faz um detalhamento das compras. Ela explica que das 1.041 toneladas compradas o total de orgânicos somou pouco mais de 99 toneladas. Já os alimentos minimamente processados somaram 13 toneladas. “Com esses itens garantimos uma alimentação saudável e de qualidade para quem mais precisa e ainda movimentamos a economia catarinense incentivando o agricultor familiar”, disse.

Entre os itens mais adquiridos pelos municípios habilitados estavam produtos hortifrúti granjeiros que somaram 81 toneladas adquiridas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os peixes também foram outro destaque das compras catarinenses pelo PAA atingindo 13 toneladas compradas. As carnes somaram sete toneladas.

Já a compra de farinhas somou oito toneladas e as geleias, sucos, polpas e doce de frutas, e extrato de tomate somaram 24 toneladas. As compras de mel e melado somaram 13 toneladas e os pães, bolos, massas e biomassa atingiram um total de 29 toneladas.

Dos 295 municípios catarinenses, 130 municípios solicitaram habilitação ao PAA e foram beneficiados com recursos. Também foram 1.470 agricultores familiares catarinenses que se cadastraram para vender seus produtos para o Programa.

Os municípios habilitados indicaram 506 Unidades Recebedoras, entre Cras, Creas, Centro Pop, entre outros, além dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional como restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias.

“Encerramos 2024 com um balanço extremamente positivo do PAA já que graças ao esforço de toda a equipe de Segurança Alimentar e Nutricional, que auxiliou os municípios nas compras, incentivou o cadastramento dos agricultores e fez todo o acompanhamento do programa, conseguimos garantir que todo o recurso fosse utilizado e de forma antecipada”, avalia a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias