Terça, 26 de Novembro de 2024
49 9 9111-4949
Senado Federal Senado Federal

Vai ao Plenário autorização a empréstimo de US$ 150 milhões para o Paraná

Na manhã desta terça-feira (27), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a proposta do Executivo que autoriza o estado do Paraná a contrata...

27/08/2024 12h13
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Oriovisto Guimarães (no telão), relator, deu voto pela aprovação da autorização - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Oriovisto Guimarães (no telão), relator, deu voto pela aprovação da autorização - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na manhã desta terça-feira (27), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a proposta do Executivo que autoriza o estado do Paraná a contratar um empréstimo de US$ 150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União. A proposta ( MSF 35/2024 ) recebeu relatório favorável do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e segue, com urgência, para o Plenário.

Os recursos devem ser destinados ao financiamento parcial do Programa Estadual de Habitação do Estado do Paraná — Projeto Vida Nova. O texto ressalta que o estado cumpre os requisitos legais para a contratação do financiamento, inclusive quanto à capacidade de pagamento e os limites de endividamento.

Oriovisto afirmou que o governo paranaense terá até 24 anos e meio (294 meses) para pagar o empréstimo, com seis anos (72 meses) de carência a partir da data de entrada em vigor do contrato.

Continua após a publicidade
Anúncio

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) elogiou a iniciativa.

— Acho bastante interessante que o governo do Paraná tenha se preocupado com isso. A gente sabe que a construção civil gera emprego e renda, é um setor que abrange de trabalhadores braçais a engenheiros, sem falar que criará residências para as pessoas, uma vez que temos um déficit habitacional assustador no Brasil. Esse é um empréstimo em que a gente vê contrapartida, resolutividade rápida na geração de emprego e renda, além de oferecer uma moradia digna e justa para as pessoas — declarou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias