Sexta, 12 de Julho de 2024
49 9 9111-4949
Educação Educação

Udesc Cead aborda cidadania com ações de educomunicação em escolas públicas

Trabalhar a cidadania no ambiente escolar com ações de educomunicação – esse é o foco de uma iniciativa desenvolvida há quase dez anos no Centro d...

04/07/2024 19h06
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Trabalhar a cidadania no ambiente escolar com ações de educomunicação – esse é o foco de uma iniciativa desenvolvida há quase dez anos no  Centro de Educação a Distância (Cead) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Criado em 2015, o  Educom.Cine: Audiovisual, Educação e Cidadania  é hoje um dos programas de extensão permanentes da Udesc Cead – uma faixa especial de ação extensionista instituída pela universidade para apoiar a consolidação de seus programas com melhor avaliação.

O coordenador, Rafael Gué Martini, explica que as ações de educomunicação são voltadas a estudantes da educação básica, professores e comunidades escolares.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, as atividades ocorrem em duas escolas básicas municipais de Florianópolis: a EEB Albertina Madalena Dias, no Bairro Vargem Grande, e a EEB Maria Tomázia Coelho, no Bairro Santinho.

Produções colaborativas

O objetivo geral do programa é “promover práticas pedagógicas educomunicativas que integrem a comunidade escolar, bem como demais interessados no seu entorno, em processos de alfabetização midiática e informacional por meio da produção audiovisual, considerada como linguagem áudio-scripto-visual”.

“Buscamos facilitar a expressão dos participantes na produção colaborativa de vídeos, animações, programas de rádio, apresentações de slam, postagens em redes sociais, artigos em blogs e materiais gráficos”, explica Martini.

Realizada por equipes formadas por alunos, professores, integrantes da comunidade escolar, bolsistas de graduação e profissionais convidados, as produções resultam em obras que são socializadas em eventos, como em exibições nas escolas e em festivais, e nos canais de comunicação das instituições e pessoas envolvidas.

Os vídeos também ficam disponíveis no  canal do Educom.Cine no Youtube , que tem, atualmente, 28 publicações.

Vargem Grande

As ações na EEB Albertina Madalena Dias, no Bairro Vargem Grande, são realizadas desde o primeiro ano do Educom.Cine, e resultaram em diversos audiovisuais, dentre eles o curta “Os Pipocas”, selecionado para a 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (veja abaixo).

Conforme o professor Martini, os impactos gerados na comunidade escolar, decorrentes dos resultados e produtos desenvolvidos, fizeram com que a educomunicação fosse inserida como um de seus eixos no projeto político pedagógico da escola a partir de 2020.

Um dos projetos em andamento na escola com apoio do Educom.Cine é o Imprensa Jovem, feito pelos estudantes. Nesta semana, eles entrevistaram o educador social Edsoul Amaral como parte da produção.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Santinho

Já na EEB do Bairro Santinho, as produções têm parceria com o Núcleo de Cinema Maria Tomázia Coelho (NMTC), projeto pioneiro na produção cinematográfica na rede de ensino, que também publica os conteúdos no  YouTube , em um  blog  e no  Instagram

Um dos filmes produzidos no ano passado, chamado “A Fazenda”, conta a história de um cachorro que é abandonado após ficar cego em um acidente. De autoria do estudante Arthur Pagno Carvalho, do oitavo ano, a obra foi a primeira do núcleo a contar com audiodescrição (veja abaixo).

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Pesquisa e publicações

Martini destaca que o programa resultou em diversos produtos e publicações científicas, incluindo cinco capítulos de livro, seis resumos e artigos publicados em eventos, dois artigos em revistas, quatro minicursos, videoaulas, trabalho de conclusão de curso na graduação e duas teses de doutorado.

Uma das teses é de autoria do coordenador do programa: desenvolvida na Universidade do Minho (Uminho), em Portugal, na área de Educação e na linha Tecnologia Educativa, o estudo de caso sobre a primeira edição do Educom.Cine foi defendido em 2019.

Ensino

Na área de ensino, o programa tem participação de estudantes do curso de Pedagogia à distância, como atividade vinculada à curricularização da extensão.

Neste ano, atuam como bolsistas Alessandra Santos, Chiara Pacheco Pettenon, Clara Rovaris Bettiol, Eduardo Lopes Fagundes, Lara Oliveira e Lucas Eccher.

Em 2023, a equipe de bolsistas e o coordenador do programa gravaram um relato sobre as realizações do ano para o 19º Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino (Sepen) da Udesc Cead.  Assista ao vídeo

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Linhas de ação

O professor explica que o programa segue cinco linhas de ação: “As produções são pautadas por vivências socioambientais de troca de experiência dentro das temáticas de interesse dos alunos e da comunidade. Essas vivências são complementadas com pesquisas na internet, quando são trabalhadas a alfabetização informacional e o combate à desinformação”, afirma.

Também são parte do escopo a formação da comunidade escolar, e a produção e difusão da cultura local e escolar. “Pretende-se que a expressão criativa e comunicativa dos estudantes e de suas comunidades possa ser ouvida em suas próprias localidades e também divulgada em canais virtuais com potencial de alcance global.”

Parcerias

O Educom.Cine é vinculado ao  Laboratório de Educação, Linguagem e Arte (Lela) , da Udesc Cead, e aos programas de pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e em Música (PPGMUS), do  Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) , e em Gestão da Informação (PPGGI), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

A iniciativa conta com cerca de 40 parcerias, incluindo grupos comunitários (além do NCMT, o Batalha de Ideias, o Coletivo Memórias do Mar, o Eu Sou Jacaré Poiô e o Engenho do Zé), movimentos sociais e organizações não-governamentais.

No  Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) , o programa tem apoio logístico e operacional dos laboratórios de Imagem e Som (LIS) e de Mídias e Práticas Pedagógicas (Lampe), do Programa Expedições Geográficas e do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA). Na Udesc Ceart, participa o Luz Laboratório Cênico.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias