Domingo, 22 de Dezembro de 2024
49 9 9111-4949
Turismo Turismo

Ministério do Turismo participa do Prêmio Dom Helder Câmara para o Semiárido Brasileiro

Iniciativa reconhece o potencial turístico de comunidades tradicionais do país

30/08/2023 17h15
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Representando a Pasta no evento, a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Carolina Fávero, destacou a importância da premiação para o turismo brasileiro. Foto: Thiago Ripper
Representando a Pasta no evento, a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Carolina Fávero, destacou a importância da premiação para o turismo brasileiro. Foto: Thiago Ripper

O Ministério do Turismo participa, nesta quarta-feira (30.08), da cerimônia de premiação do “Prêmio Dom Helder Câmara para o Semiárido brasileiro”. O evento que ocorre na cidade de Piranhas (AL), reconhece comunidades que se destacaram por suas práticas, tecnologias, conhecimentos e rituais que se constituem em importante patrimônio cultural e contribuem para a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade. Além da premiação o MTur integra a oficina e seminário que realizados no local.

Representando a Pasta no evento, a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Carolina Fávero, destacou a importância da premiação para o turismo brasileiro. “Para o MTur, esse projeto é uma grande oportunidade para conhecermos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais que têm potencial turístico ou até mesmo já desenvolvem atividades turísticas como alternativa de renda. É um momento que nos ajuda no desenvolvimento de políticas públicas de turismo sustentável nesses territórios”, disse.

A iniciativa ainda amplia a visibilidade dos sistemas, fomentando sua identificação e promoção; além de incentivar e fortalecer a articulação, mobilização e formação de redes comunitárias em torno desses sistemas para a valorização e manutenção de práticas que contribuam para a transmissão de conhecimentos entre as gerações. Também tem o objetivo de gerar informações estratégicas que possam subsidiar políticas públicas específicas para o bioma.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além do Ministério do Turismo, os eventos, organizados pela Embrapa Alimentos e Territórios, conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-Brasil) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Outras entidades, como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) também integram a premiação.

MAIS EVENTOS -A representante do Ministério do Turismo participará, até domingo, da oficina “Receitas Tradicionais dos SAT premiados” e do seminário “Formas de designação de Sistemas Agrícolas Tradicionais como Patrimônio”. A programação inclui ainda rodas de diálogos, com o intuito de apresentar as experiências das comunidades participantes da iniciativa e estimular uma reflexão sobre as lições aprendidas na execução das atividades da pesquisa participativa.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias