Domingo, 22 de Dezembro de 2024
49 9 9111-4949
Turismo Turismo

Exigência de visto para turistas vindos da Austrália, Canadá e Estados Unidos valerá a partir de 10 de janeiro

A medida leva em conta a data da chegada ao Brasil. Inicialmente, a cobrança do visto começaria em 1° de outubro

29/08/2023 18h20
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Praia de Setiba - Guarapari (ES). Foto: MTur Destinos - Marcelo Moryan.
Praia de Setiba - Guarapari (ES). Foto: MTur Destinos - Marcelo Moryan.

A exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos entrarem no Brasil começa a valer em 10 de janeiro de 2024. O prazo inicial para a cobrança do documento era 01 de outubro deste ano, conforme estabelecida por meio do Decreto nº 11.515, de 2 de maio de 2023. A medida leva em conta a data da chegada em solo brasileiro, com isso, turistas desses países que vierem ao Brasil até dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto.

A medida, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e americanos, teve que ser prorrogada após o acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração.

Com esse entendimento, houve a necessidade do governo brasileiro realizar ajustes no Decreto nº 11.515 e também no processo licitatório para a contratação de empresa que oferecera? serviço de vistos eletrônicos para nacionais daqueles países. O novo decreto será publicado tão logo sua tramitação seja finalizada.

Continua após a publicidade
Anúncio

A notícia foi antecipada para beneficiar o planejamento do setor de turismo e dos turistas dos três países que pretendem vir ao Brasil a partir de outubro. É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados.

ACORDO COM O JAPÃO –Já, a partir 30 de setembro, brasileiros a caminho do Japão e japoneses que vierem visitar o Brasil não precisarão de vistos para viagens com estadas de até 90 dias. A liberação, fruto do acordo entre os dois países, tem validade inicial de três anos.

Por Paula Rosa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias