Sábado, 10 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Senado Federal Senado Federal

Arns destaca papel da Comissão de Educação para o desenvolvimento do país

O senador Flávio Arns (PSB-PR) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (13), a importância das atividades da Comissão de Educação (CE) para ...

13/12/2023 19h42
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
- Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Flávio Arns (PSB-PR) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (13), a importância das atividades da Comissão de Educação (CE) para o desenvolvimento do país. Para o senador, é por meio da educação que o Brasil poderá se tornar um país desenvolvido, por isso a necessidade de qualidade em todos os níveis educacionais para formar profissionais nas mais diversas áreas.

— Quando falamos de educação, é da creche à pós-graduação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, as modalidades na educação de jovens e adultos, que tem que ser muito prestigiada no Brasil, educação técnica, profissional, indígenas, educação bilíngue de surdos e, depois, a universidade, a faculdade, a graduação, pós-graduação. Tudo é importante. Se há engenheiros, médicos, professores, profissionais nas mais diversas áreas, é porque passaram pela educação — disse.

O senador ressaltou o empenho da Comissão em áreas cruciais, como a segurança nas escolas. Ele mencionou o projeto de lei de autoria do senador Marcos Pontes ( PL 1.678/2023 ) que aumenta a severidade da lei com relação a qualquer crime cometido em escolas, aprovado e enviado à Câmara dos Deputados. Arns também falou sobre a importância de um novo Plano Nacional de Educação (PNE), que segundo ele, deve analisar o que foi feito nos planos anteriores e o atual, e superar os desafios.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, Flávio Arns ressaltou a importância do Sistema Nacional de Educação (SNE), previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9.394/96 ), como meio de articular ações entre os membros federados, governo federal, governos estaduais e municipais e a sociedade. Segundo o senador, o SNE é fundamental para que as metas sejam cumpridas e para que estados e municípios saibam com quais apoios podem contar.

— O Sistema Nacional de Educação já foi aprovado no Senado Federal e está na Câmara dos Deputados para ser apreciado. Inclusive há o debate, na Comissão de Educação, sobre a Lei de Responsabilidade Educacional para que prefeitos e governadores, todos os anos, cheguem às câmaras de vereadores e às assembleias, nos estados, para dizerem como é que está sendo desenvolvido o plano municipal, estadual, e terem metas com responsabilidade, sendo, inclusive, responsabilizados caso as metas não sejam atingidas. Mas isso só é possível se houver um sistema, uma articulação, porque o prefeito não vai conseguir colocar as metas se não souber exatamente com que apoios ele pode contar no âmbito federal ou estadual —afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias