Quinta, 19 de Setembro de 2024
49 9 9111-4949
Agricultura Agricultura

Cidasc anuncia prazo para registro e monitoramento sanitário de estabelecimentos avícolas de pequena escala

Foto: Ascom/CidascA Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informa que se aproxima a data limite para cadastro,...

12/12/2023 17h23
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Ascom/Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informa que se aproxima a data limite para cadastro, registro obrigatório e monitoramento sanitário dos estabelecimentos avícolas de pequena escala em Santa Catarina. Conforme a Portaria n.º 3/2022, de 19 de janeiro de 2022, da Secretaria de Estado da Agricultura (SAR) , os estabelecimentos avícolas preexistentes têm até o dia 19 de janeiro para se adequarem aos termos desta regulamentação.

A medida visa proteger o plantel avícola do estado em meio ao estado de emergência zoossanitária causado pela Influenza Aviária. A médica veterinária e coordenadora da Coordenação Estadual de Sanidade Avícola (Cesav), Carolina Damo, destaca a importância da higiene e do controle de doenças na avicultura, enfatizando que esses pequenos aviários desempenham um papel crucial na cadeia produtiva.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os estabelecimentos avícolas abrangidos pela medida são aqueles com uma população de até 1.000 aves, envolvidos em atividades como venda de aves vivas, abate em estabelecimento com serviço de inspeção oficial, produção de ovos para consumo humano, uso em ensino e pesquisa, participação em eventos agropecuários, entre outras, que realizam trânsito exclusivamente dentro do estado. Segundo a Portaria, tais estabelecimentos devem adquirir aves de locais registrados, certificados ou monitorados para as doenças do Programa Nacional de Sanidade Avícola.

A regulamentação abrange estabelecimentos comerciais de corte, postura comercial, aves ornamentais, ensino e pesquisa. Carolina Damo ressalta que toda a estrutura desses estabelecimentos deve seguir as normas técnicas e sanitárias definidas na Portaria, sujeita à fiscalização da Cidasc, que deve cumprir as regras de trânsito de animais e os programas de vacinação obrigatórios.

Para mais informações e orientações sobre o processo de registro, os interessados podem contatar a Cidasc por meio dos canais de comunicação disponíveis em seu site oficial ou em um dos Departamentos Regionais da Cidasc no estado. Clique aqui e saiba mais sobre onde estamos.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias