Foto: Rafael Cassaniga/Udesc Cefid
Um evento no Largo da Alfândega, em Florianópolis, marcará a comemoração do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pelo 1º Dia Estadual da Pessoa Amputada e pelo Abril Laranja, que é o mês da conscientização da amputação.
A programação da Udesc Cefid está sendo organizada pelo projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp) e ocorrerá em 5 de abril (sábado), das 9h às 13h, com diversas atividades.
“Santa Catarina faz história mais uma vez! Somos o único estado no território nacional a ter oficializado, no calendário oficial, o Dia da Pessoa Amputada”, destaca a coordenadora do Ramp, professora Soraia Cristina Tonon da Luz, que lidera também o Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid e integra o Departamento de Fisioterapia e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) .
A data comemorativa de SC foi sancionada pelo governador do Estado, Jorginho Mello, no começo deste ano, por meio da Lei nº 19.193/2025 , que institui 5 de abril como o Dia Estadual da Pessoa Amputada, com objetivos como sensibilizar a sociedade sobre as causas mais comuns de amputações (diabetes, traumas, doenças vasculares, entre outras) e as formas de prevenção e também promover a inclusão de pessoas amputadas na sociedade, combatendo o preconceito e a discriminação.
Segundo a professora Soraia, o Dia Estadual da Pessoa Amputada “dá mais visibilidade para as questões de inclusão, reabilitação e prevenção das amputações, que são um problema de saúde pública”.
Programação
Além de celebrar a Lei 19.193/2025, o evento da Udesc Cefid em 5 de abril pretende promover debates sobre acessibilidade, inclusão e políticas públicas; estimular a troca de experiências entre diversos setores da sociedade; e fortalecer a prevenção de amputações e diretrizes de reabilitação.
“Será um evento incrível! Convido você, que conhece pessoas que sofreram amputação, familiares, apoiadores e profissionais a estarem conosco no Largo da Alfândega para celebrar essa grande conquista”, afirma Soraia.
A programação terá as seguintes atividades:
Sobre o Ramp
Criado em 2012 e vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar , o Ramp tem atividades que incluem atendimentos presenciais e online para pessoas amputadas, além de grupo de estudos e seminário científico.
O atendimento é voltado a pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese.
A ação da Udesc Cefid, que atende cerca de 50 pessoas a cada semestre, promove a atenção à saúde dos participantes de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas e atendimento específico individual e em grupo.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail soraia.luz@udesc.br , pelo telefone (48) 98401-5700 e pelo perfil do Ramp no Instagram .
Serviço
O QUÊ: Evento “Abril Laranja e Dia Estadual da Pessoa Amputada”.
QUANDO: 5 de abril, das 9h às 13h.
ONDE: Largo da Alfândega (ao lado do Mercado Público), Centro, Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 29°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva