Foto: Divulgação / Semae
Em um importante passo para a melhoria da gestão de resíduos sólidos no estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e a Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos assinaram um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de um projeto colaborativo. O objetivo do projeto é realizar um diagnóstico detalhado da atual gestão dos resíduos sólidos em Santa Catarina e propor medidas para subsidiar a revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), estabelecido em 2018.
A iniciativa, que se dá no formato de uma rede cooperativa de pesquisa, envolve as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) das seis mesorregiões do Estado, proporcionando uma abordagem ampla e regionalizada para o diagnóstico. As instituições participantes incluem a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Grande Florianópolis, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Garopaba, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) no Vale do Itajaí, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) de Lages na região Serrana, a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) no Norte, e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Oeste do Estado.
Este projeto, que será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) por meio do edital de chamada pública nº 06/2024, integra o Programa de Pesquisas na Área de Gestão, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos (PPRes), que visa impulsionar a inovação e a sustentabilidade nas políticas de resíduos no estado.
O secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, destacou a importância da parceria e do projeto para a atualização do PERS. “Com a formalização deste instrumento de cooperação entre a Semae e a Rede, teremos a oportunidade de conhecer a realidade atual da gestão dos resíduos sólidos em nosso estado e, com isso, poderemos aprimorar e atualizar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Santa Catarina, fundamental para a construção de soluções mais eficazes e sustentáveis para o nosso futuro”, afirmou.
A revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é um passo crucial para enfrentar os desafios relacionados à gestão de resíduos no estado, abordando temas como a redução, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos. O projeto será fundamental para subsidiar decisões estratégicas, criando cenários e proposições que contribuirão para o avanço da política estadual de resíduos sólidos.
A assinatura do Protocolo de Intenções reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão de resíduos, e abre caminho para um futuro mais sustentável em Santa Catarina.
Mín. 11° Máx. 26°
Mín. 12° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 31°
Tempo limpo