
Monitoramento aponta aumento de quase 100% na incidência do inseto em relação à semana anterior
O Boletim da 17ª semana de monitoramento da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina aponta aumento de quase 100% na incidência do inseto, em relação à semana anterior. “Isso é esperado nesta época, visto que algumas lavouras estão em período reprodutivo e, devido à altura das plantas, o manejo de insetos é dificultado”, contextualiza Maria Cristina Canale Rappussi Da Silva, pesquisadora da Epagri responsável pelo monitoramento.
O aumento repentino do número de insetos infectados com o espiroplasma do enfezamento pálido é outro ponto que chama atenção. Foi detectado ainda aumento do fitoplasma do enfezamento vermelho.
A pesquisadora relata também que o vírus do mosaico-estriado é o patógeno mais prevalente nas avaliações dos insetos capturados. “Cabe salientar que pouco se sabe sobre os impactos deste vírus no patossistema, pois ele ainda é pouco estudado”, explica ela.

O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho. Para acompanhar a situação, foi criado no começo de 2021 o programa Monitora Milho SC . É uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, composto pela Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





