Fotos: Eduardo Valente/Secom
O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, marcou presença na manhã desta terça-feira, 13, na cerimônia de inauguração da expansão da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul. O evento, realizado na Unidade Vega, localizada na BR-280, também contou com a participação da vice-governadora, Marilisa Boehm, de líderes empresariais e autoridades para celebrar um dos maiores investimentos da ArcelorMittal no Brasil, com a aplicação de R$ 2 bilhões.
A expansão da unidade é um marco significativo para a economia catarinense e para o setor siderúrgico nacional. Este projeto é o maior investimento privado em Santa Catarina.
A nova linha de Galvanização e Recozimento Contínuo de aço da ArcelorMittal irá não apenas ampliar a capacidade produtiva da empresa no país, como também fortalecerá a posição do Brasil no cenário global da produção de aço. A unidade terá também a produção exclusiva do aço Magnelis, que até então era produzido exclusivamente na Europa. Esse projeto também coloca a usina de Santa Catarina entre as mais modernas do país e do mundo em tecnologias de processamento de aços planos para aplicações especiais.
Em seu discurso, o Governador Jorginho Mello destacou a importância deste investimento para o desenvolvimento catarinense. “A expansão da ArcelorMittal representa um avanço não só para São Francisco do Sul, mas para toda Santa Catarina. A empresa é parceira na geração de empregos, na valorização da mão de obra local e no fomento a uma ampla cadeia de fornecedores, contribuindo para o desenvolvimento do polo industrial da região Norte”, afirmou o governador.
A unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, que já conta com 21 anos de atuação, emprega diretamente cerca de 1.300 profissionais e é responsável pela geração de renda e arrecadação na região. Com a nova estrutura, a unidade passará a processar aproximadamente 2,2 milhões de toneladas de aço por ano.
A iniciativa é também um reflexo da colaboração entre o setor público e a iniciativa privada em prol do crescimento sustentável e da inovação em Santa Catarina. “Este é um investimento que coloca a unidade de Vega em um novo patamar competitivo, com capacidade para produzir aços que abrem novas perspectivas de mercado. Isso fortalece a presença da ArcelorMittal no país e, também, a economia industrial de Santa Catarina”, disse Jorge Adelino, vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América Latina.
Histórico de investimentos em SC
A Unidade de Vega da ArcelorMittal é considerada o maior investimento no segmento industrial, já realizado pela iniciativa privada em Santa Catarina, com um total de R$ 4,5 bilhões investidos desde a construção da planta de São Francisco do Sul, que foi inaugurada em 2003. Protagonista na criação de um polo siderúrgico e de novos negócios na região Norte do Estado, a empresa tem atuação marcante também no desenvolvimento do mercado de trabalho e da cadeia de fornecedores, sendo ainda destaque nos investimentos em Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
A unidade atua na transformação de aços planos, produzindo aços decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. A unidade também se tornou uma das primeiras do Brasil a conquistar a certificação internacional ResponsibleSteel™, que estabelece padrões de processamento e produção responsável do aço, reconhecendo o alto padrão dos processos de produção da unidade e sua atuação comprometida com a sustentabilidade.
Sobre a ArcelorMittal
Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.
A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição de aço do país. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo.
As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro. O portfólio de produtos atende a diferentes setores, com destaque para indústria automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos.
A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
Com informações da Gerência de Comunicação da AcelorMittal no Brasil
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 14° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 32°
Chuvas esparsas