Imagem: Divulgação/SES
O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, deu um grande passo para a inovação médica ao realizar a primeira cirurgia em sua moderna sala híbrida, a única 100% SUS do sul do Brasil. O procedimento, um implante de válvula aórtica percutânea, foi conduzido com êxito pela equipe cardiovascular da unidade. A cirurgia ocorreu no dia 25 de setembro, o paciente já teve alta e passa bem.
“É um momento bastante importante para o Hospital Regional e para a população que busca o atendimento SUS na região. Estamos realizando a primeira cirurgia na sala híbrida, que incorpora novas tecnologias e avanços importantes para melhorar cada vez mais a saúde. É um ambiente que traz menos riscos cirúrgicos, melhor recuperação após a cirurgia e com procedimentos minimamente invasivos”, comemora a diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Aldilete Cardoso Alves Fantuci.
O Governo do Estado investiu R$ 8 milhões para estruturar a sala híbrida, que ocupa um espaço de 120 metros quadrados no Centro Cirúrgico. A sala combina os avanços da imagem médica com a flexibilidade e precisão exigidas para cirurgias complexas. Entre elas o implante de válvulas transcateter, angioplastias e intervenções neurológicas delicadas, onde o tempo e a precisão são fatores decisivos.
Um exemplo disso é o caso do paciente operado na última semana. O homem de 83 anos foi diagnosticado com estenose aórtica severa. Em vez de submetê-lo a procedimentos repetitivos e desgastantes em diversos setores, na sala híbrida foi possível otimizar o tratamento, utilizando de maneira integrada todos os recursos disponíveis.
A equipe do cirurgião cardiovascular Dr. Renato Bastos Pope realizou um implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), uma técnica menos invasiva que reduz a exposição a raios X e proporciona uma recuperação mais rápida. Após o procedimento, o paciente se recuperou no hospital, teve alta na última quarta-feira (2) e passa bem.
“Nosso foco é sempre a segurança e o bem-estar do paciente. Com as salas híbridas, conseguimos reduzir a exposição desnecessária à radiação e contrastes, otimizando o tratamento. Isso é especialmente importante em casos delicados, como o de pacientes mais idosos. A tecnologia nos permite ser mais precisos, eficientes e cuidadosos em cada etapa do atendimento”, explica o cirurgião cardiovascular, Dr. Renato Bastos Pope.
Única que realiza procedimentos pelo SUS no sul do país, a sala híbrida do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt está equipada com tecnologia de imagem e instrumentos robóticos de ponta, permitindo aos cirurgiões minimizar o trauma operatório. O espaço conta com um robô alemão que pesa 1,8 toneladas. Ele executa até oito diferentes movimentos, diminuindo o grau de invasão de procedimentos cirúrgicos e ampliando as possibilidades terapêuticas para a equipe médica.
Os recursos avançados de imagem incluem um equipamento de angiografia de última geração, o Siemens Artis Pheno. Projetado para procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, o aparelho oferece uma qualidade de imagem excepcional em tempo real, permitindo aos cirurgiões visualizar detalhes anatômicos críticos com alta precisão.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Mín. 17° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 12° Máx. 30°
Tempo limpo