Quinta, 20 de Junho de 2024
49 9 9111-4949
Justiça Justiça

PGE cria núcleo especializado em sistemas informatizados de processos

Nessip será responsável por supervisionar e aperfeiçoar funcionamento desoftwaresde gestão de processos judiciais utilizados pela instituiçãoEntrou...

17/05/2024 14h15
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Nessip será responsável por supervisionar e aperfeiçoar funcionamento desoftwaresde gestão de processos judiciais utilizados pela instituição

Entrou em funcionamento na tarde desta quinta-feira, 16, o Núcleo Especializado de Supervisão do Sistema Informatizado de Processos (NESSIP), com a cerimônia de posse da procuradora coordenadora, Carla Schmitz de Schmitz. A estrutura, que tem a função de supervisionar o trabalho realizado pelos setores da PGE/SC a fim de aprimorar os sistemas digitais utilizados, como o PGE.Net, foi instituído pela portaria nº 27/2024, publicada na edição nº 22.235 do Diário Oficial do Estado, que circulou no dia 1º de abril. 

Vinculado ao gabinete do procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, o novo órgão será responsável por articular ações com a Diretoria de Apoio Técnico (DITEC), a Diretoria de Administração (DIAD), o Escritório de Processos, Projetos e Estratégia (EPPE) e a Gerência de Tecnologia da Informação (GETIN). Também será responsável por consultar outros órgãos do judiciário Estadual e Federal, assim como demais instituições da esfera jurídica, para obter informações acerca do funcionamento dos sistemas utilizados por essas organizações nas suas rotinas de trabalho.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a coordenadora do Núcleo, procuradora do Estado Carla Schmitz de Schmitz, o NESSIP é uma adição importante para a PGE/SC, uma vez que terá impacto direto nas ferramentas de trabalho aplicadas na instituição. “O NESSIP será responsável pelo aprimoramento das tecnologias de trabalho no âmbito institucional, possibilitando um melhor desempenho dos procuradores e servidores nas atividades da Procuradoria”, explica.

“Hoje vemos que a grande maioria dos órgãos dos Judiciários Estadual e Federal buscam a utilização de sistemas avançados de gestão de projetos. Nosso trabalho se mostra fundamental para que a PGE/SC possa se manter a par das inovações implementadas todos os dias nessas ferramentas. Precisamos acompanhar a evolução tecnológica mundial”, afirma a procuradora. 

O Núcleo servirá como interface entre os usuários dos programas de gestão de processos empregados na PGE/SC e o suporte técnico, atuando também como canal para amparo jurídico no desenvolvimento dessas ferramentas. Entre suas atribuições, será responsável por supervisionar os testes com o novo PGE.Net 6.0, que seguem em andamento na instituição. A partir das observações do funcionamento dossoftwaresrealizadas pelo Nessip, o núcleo deve elaborar sugestões de melhorias, que serão encaminhadas à Comissão de Gestão do Sistema Informatizado de Processos (CGSIP) e à chefia da PGE/SC para avaliação e possível implementação.

A cerimônia de posse da procuradora coordenadora do NESSIP aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Gabinete da PGE/SC. Participaram da solenidade o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, e o corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião. 

Durante o evento, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, destacou a importância do novo núcleo, uma iniciativa do procurador Ezequiel Pires, para a instituição. Segundo ele, o NESSIP terá papel central na evolução dos sistemas digitais da PGE/SC, que estão em constante evolução. “Precisamos ter elos entre quem faz o suporte e o usuário, para que o avanço de nossos sistemas atenda às necessidades da instituição”, declarou ele. “O papel que o NESSIP tem a desempenhar é central para que possamos exercer com qualidade o nosso trabalho”.

(Colaboração: Mateus Spiess)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 09h02
16°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 22°

16° Sensação
6.69 km/h Vento
100% Umidade do ar
89% (0.14mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 14° Máx. 24°

Tempo nublado
Amanhã (22/06)

Mín. 12° Máx. 24°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias