Quinta, 26 de Dezembro de 2024
49 9 9111-4949
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão aprova projeto que destina 20% do Funttel para formação de recursos humanos

O Funttel é um fundo criado para incentivar o desenvolvimento e a inovação no setor de telecomunicações; a Câmara continua analisando a proposta

16/05/2024 11h43
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que destina pelo menos 20% dos recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para a formação e capacitação de mão de obra para o setor de telecomunicações.

O Projeto de Lei 4300/19 é de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). O relator, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), recomendou a aprovação da proposta com alterações (substitutivo).

Calil mudou, na versão original, o início de vigência da lei. Gaguim havia proposto 2020. O texto aprovado prevê que os recursos serão aplicados a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à aprovação da lei.

Continua após a publicidade
Anúncio

O relator afirmou que a proposta pode resolver um problema enfrentado pelo mercado de telecomunicações, que é o descompasso entre a oferta e a demanda de profissionais qualificados. “A formação e a capacitação profissionais não são uma opção, mas uma necessidade incontornável para acompanhar a vanguarda tecnológica global”, disse Calil.

Arrecadado das empresas de telecomunicações, o Funttel direciona recursos para fins diversos, como estímulo à inovação e à capacitação de recursos humanos. Em 2023, o fundo recebeu R$ 327,9 milhões.

Próximos passos
O projeto tramita em [[g caráter conclusivo]] e será analisado ainda pelas comissões de Comunicação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias