Segunda, 20 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão aprova criação de Patrulha Nacional para combater violência doméstica contra crianças

Serviço será prestado nos moldes da Patrulha Maria da Penha. Projeto será analisado por outras três comissões

08/05/2024 21h05
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4486/23 , que cria a Patrulha Nacional de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra Crianças e Adolescentes com o objetivo de prevenir e combater a violência contra esses grupos vulneráveis.

Pelo texto, o serviço será prestado nos moldes da Patrulha Maria da Penha, em que equipes policiais militares especializadas atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres.

A proposta foi apresentada pela deputada Flavinha (MT) quando estava no exercício do mandato. O parecer da relatora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), foi favorável ao projeto, com emenda, que inclui as Guardas Municipais junto à Polícia Militar na Patrulha Nacional de Prevenção.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Isso permite uma cooperação efetiva entre diferentes forças de segurança, aumentando a presença e vigilância em mais comunidades e, consequentemente, potencializando a proteção às populações vulneráveis”, afirma a relatora.

Pelo texto aprovado, tanto os policiais militares quanto os guardas municipais serão capacitados para o o atendimento humanizado e inclusivo da criança e do adolescente em situação de violência. O projeto também prevê a capacitação de professores, diretores, coordenadores e demais funcionários das escolas sobre a temática de violência doméstica.

Campanhas educativas
O projeto também estabelece o mês de maio como marco para políticas de conscientização e enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes, com previsão de campanhas educativas.

“Por meio de campanhas educativas e treinamentos específicos, o projeto visa capacitar professores, profissionais de saúde e membros da comunidade para identificar e reagir a sinais de violência, assegurando que crianças e adolescentes possam crescer em um ambiente seguro e protetivo”, avaliou a deputada Delegada Adriana Accorsi.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 23h02
10°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

10° Sensação
1.54 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (0.21mm) Chance de chuva
Amanhã (21/05)

Mín. 11° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/05)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias