Quinta, 02 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Saúde Saúde

CEPON recebe doação do MPSC para aquisição de equipamento para o diagnóstico do câncer de pulmão

Foto: Divulgação Ascom/SES/SCO Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi contemplado para a aqui...

19/04/2024 12h40
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi contemplado para a aquisição de equipamento que irá qualificar o diagnóstico de pacientes com câncer torácico pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O projeto, no valor de R$1,5 milhão, será utilizado para a compra de uma torre de endoscopia respiratória e aparelho com ultrassonografia endoscópica brônquica (EBUS). O hospital será o primeiro com atendimento SUS a ter essa tecnologia no Estado.

Geralmente, os sintomas do câncer de pulmão aparecem apenas quando a doença já está avançada. Por isso, a minoria dos casos é diagnosticada em fase inicial. Apesar de ser uma doença grave e agressiva, atualmente há muitos recursos para o tratamento. O EBUS pode auxiliar na detecção precoce, realização de exames menos invasivos e diagnósticos mais rápidos e precisos para o tratamento.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a gerente Técnica do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, para atender a demanda crescente de pacientes oncológicos, são necessários investimentos. “Com a estimativa elevada de novos casos de cânceres, o CEPON está em um processo contínuo de melhorias para conseguir prestar assistência de qualidade aos pacientes oncológicos do SUS, da Grande Florianópolis”, afirma. 

O projeto foi aprovado na reunião ordinária de abril do Conselho Gestor do FRBL, presidido pelo MPSC, após a apresentação pelo cirurgião torácico do CEPON, Daniel Di Pietro. De acordo com ele, que é responsável pelo projeto, o uso da tecnologia visa obter diagnósticos precisos e auxiliar no manejo e no tratamento adequado de pacientes com lesões pulmonares ou mediastinais (na região tórax). “Além disso, essa técnica pode impactar, com certeza, o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes com esses tipos de tumores malignos”, sustentou. 

Câncer do pulmão: 2.090 casos esperados em SC

No mundo, o câncer de pulmão está entre os principais em incidência, ocupando a primeira posição entre os homens e a terceira posição entre as mulheres. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados para 2024, 32.560 novos casos. Em Santa Catarina, estima-se 2.090 novos casos. Destes, 160 são esperados para a capital, Florianópolis. 

O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por neoplasia em todo o mundo. Para pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão, a taxa de sobrevida em cinco anos é de aproximadamente 17,7%. Apesar de ser um tipo frequente de tumor e de causar muitas mortes, o câncer de pulmão é uma doença que poderia ser minimamente evitável. Os principais responsáveis por esse quadro são o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco. 

Com o equipamento, que será implantado em breve, o CEPON pretende aprimorar o diagnóstico e possibilitar maior precocidade no tratamento de pacientes, ao mesmo tempo em que prioriza a segurança e o bem-estar dos indivíduos atendidos com uma técnica minimamente invasiva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 14h02
19°
Tempestades isoladas

Mín. 16° Máx. 25°

20° Sensação
6.69 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (7.95mm) Chance de chuva
Amanhã (03/05)

Mín. 16° Máx. 21°

Chuva
Amanhã (04/05)

Mín. 18° Máx. 20°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias