Terça, 20 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que amplia obrigações da Defesa Civil estadual e municipal

Marina Ramos / Câmara dos Deputados Josenildo recomendou a aprovação de substitutivo A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional...

05/10/2023 12h21
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Josenildo recomendou a aprovação de substitutivo - (Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)
Josenildo recomendou a aprovação de substitutivo - (Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que amplia as obrigações dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios na Defesa Civil.

O texto aprovado estabelece que estados e o DF deverão manter equipes para oferecer suporte aos municípios na implantação de processo de governança de riscos e de desastres.

Os municípios com mais de 50 mil habitantes também deverão ter equipe permanente para analisar áreas de risco, identificar ameaças e desenvolver ações para prevenção, mitigação e resposta a desastres.

Continua após a publicidade
Anúncio

Jipeiros
Também são incluídos na lista de agentes de proteção e defesa civil os chamados “jipeiros”. Com isso, entidades privadas sem fins lucrativos que usam veículos fora de estrada para fins desportivos poderão atuar de forma suplementar em processos de busca, salvamento e resgate.

Os novos dispositivos são incluídos na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Os deputados aprovaram substitutivo elaborado pelo relator, deputado Josenildo (PDT-AP), para o Projeto de Lei 1219/22, do deputado Juninho do Pneu (União-RJ), e três apensados.

“O Brasil está sujeito a uma variedade de fenômenos adversos, como enchentes, secas, deslizamentos de terra, incêndios florestais e outros desastres”, afirmou Josenildo. “A atuação da Defesa Civil é essencial para minimizar os impactos sobre a população, proteger vidas e reduzir prejuízos materiais”, disse o relator.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias