Domingo, 19 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Polícia Quilombo

Polícia civil deflagra operação "desvio de rota"

A operação é desdobramento da apuração de supostas fraudes licitatórias

02/05/2024 20h07
Por: Redação Fonte: Policia Civil
Polícia Civil
Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina, pela 5ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (5ª DECOR/Chapecó) deu cumprimento a nove mandados de busca e apreensão e a três mandados de prisão nos municípios de Quilombo/SC, São Lourenço do Oeste/SC e Pato Branco/PR na data de hoje 02/05/2024.

A operação é desdobramento da apuração de supostas fraudes licitatórias no setor de obras do município de Quilombo/SC, além de outras infrações penais relacionadas, como organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa.

As investigações desenvolvidas demonstraram um drástico aumento nas contratações do setor, com previsões na casa dos R$ 19.000.000,00 durante o lapso temporal em questão (por volta de seis vezes maior que a média dos municípios semelhantes), com alterações principalmente subordinadas ao favorecimento e ajuste prévio que levaram à violação da concorrência das licitações por empresas da região, as quais supostamente atuavam em conluio com ocupantes de cargos públicos para sagrarem-se vitoriosas nas disputas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Por tal razão, houve a decretação judicial das prisões e buscas, após representação da autoridade policial, além de uma série de outras medidas cautelares, em especial de natureza patrimonial - com bloqueios de ativos dos investigados -, além do afastamento cautelar de duas servidoras do executivo municipal.

A operação contou com o suporte da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, com a participação da CECOR, Laboratório de Lavagem de Dinheiro e de todas as DECORs do Estado, além das DICs de Chapecó e São Lourenço do Oeste.

Ressalta-se, ademais, que as atividades contaram com a inestimável colaboração do TCE/SC, MPE/SC, Poder Judiciário e Polícia Científica, nos respectivos âmbitos profissionais.

Com as novas informações angariadas, prosseguem as diligências investigativas do caso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Quilombo - SC
Chapecó, SC
Atualizado às 11h02
11°
Neblina

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
2.06 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (0.21mm) Chance de chuva
Amanhã (20/05)

Mín. Máx. 19°

Tempo limpo
Amanhã (21/05)

Mín. 11° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias