Sexta, 01 de Março de 2024
49 9 9111-4949
Educação Educação

Udesc apresentará proposta de indicadores para a extensão em fórum nacional de universidades

A Universidade do Estado de Santa Catarina desenvolveu, com a contribuição de professores externos especialistas no assunto, uma proposta inédita p...

08/12/2023 19h02
26
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A Universidade do Estado de Santa Catarina desenvolveu, com a contribuição de professores externos especialistas no assunto, uma proposta inédita para a implementação de indicadores para a área de extensão universitária.

A solução consta no  Relatório de Indicadores de Extensão da Udesc , que será apresentado no 52º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) , em Goiânia, entre 12 e 14 de dezembro.  Acesse o relatório .

“Somos protagonistas na criação de indicadores de extensão, algo que vem sendo nacionalmente discutido há quase 10 anos. A Udesc conseguiu desenvolver um produto, que será apresentado no fórum a pró-reitores de todo o País. É um marco histórico para nossa extensão, que poderá ser replicado por outras instituições”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Equipe de especialistas

O documento foi elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com a participação de uma equipe de professores especialistas em extensão universitária, de diversos estados do Brasil, que esteve presente na Udesc entre 23 de novembro e 1º de dezembro.

Os docentes convidados foram reunidos para deliberar sobre a extensão da Udesc e a chamada mais recente do Programa de Apoio a Extensão Universitária (Paex), que teve cerca de 250 ações inscritas para o biênio 2024-2025.

As atividades fizeram parte do Seminário Extensão em Foco, organizado pela Proex. Além de avaliar projetos e programas de extensão, a equipe de professores participou de reuniões sobre internacionalização da extensão, oficinas práticas com a comunidade externa, ações voltadas à educação básica, com crianças do ensino fundamental, atividades culturais relacionadas ao edital Campus de Cultura da Udesc e encontros com gestores.

Alguns membros da equipe de docentes convidados que ajudaram a elaborar o Relatório de Indicadores de Extensão da Udesc também participaram da comissão nacional sobre o tema.

Qualificação

Para o coordenador de Extensão da Udesc, Eduardo Jara, a participação de expoentes da extensão nacional no Seminário Extensão em Foco “qualificou a formação dos servidores envolvidos com a Proex e fortaleceu, por mais uma edição, a qualidade das avaliações e pareceres de caráter didático-pedagógicos, para melhoria da escrita dos futuros programas e projetos de extensão”.

“O trabalho realizado em parceria com os avaliadores ad hoc convidados para o seminário contribui para o avanço das ações extensionistas da Udesc, pois os debates e relatórios produzidos serão incorporados em futuros editais e formações de professores na área da extensão”, afirma.

Além dos professores Balduíno e Jara, participaram da elaboração do relatório, pela Udesc, o professor Valério Turnes, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), a técnica universitária Tânia Folleto e o estagiário da coordenadoria de Extensão, Bryan Richard.

Gestão de riscos

Jara destaca que, além de indicadores trabalhados e propostos nacionalmente, a Udesc inovou ao incluir no relatório questões relacionadas à prevenção de riscos e desastres, tema que a universidade estadual vem se destacando a partir do trabalho do  Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) .

“Essas sugestões serão apresentadas ao Forproex para apreciação e incentivo à inclusão desse indicador em todas as instituições de ensino superior do País”, conclui o docente. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 09h05
20°
Neblina

Mín. 17° Máx. 31°

21° Sensação
1.03 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)

Mín. 17° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (03/03)

Mín. 18° Máx. 33°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias