Sexta, 01 de Março de 2024
49 9 9111-4949
Agricultura Agricultura

Trabalho da Defesa Civil de SC e Epagri na previsão meteorológica reforça proteção das pessoas diante de eventos extremos

Garbossa, Dirceu, Cel. Luiz Armando e Laura durante a visita da Defesa Civil à Epagri (Foto: Aires Mariga / Epagri)As chuvas de outubro e novembro ...

08/12/2023 16h34
42
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Garbossa, Dirceu, Cel. Luiz Armando e Laura durante a visita da Defesa Civil à Epagri (Foto: Aires Mariga / Epagri)

As chuvas de outubro e novembro causaram graves transtornos e trouxeram prejuízos para os catarinenses, mas o cenário poderia ter sido pior se a população e as autoridades não tivessem contado com as  notas hidrometeorológicas  emitidas em conjunto pela Epagri/Ciram e a Secretaria da Proteção e  Defesa Civil  de Santa Catarina. 

A cada previsão mais preocupante, meteorologistas das duas instituições se reuniam para discutir os volumes esperados e os riscos representados para a população catarinense. Como resultado das reuniões, foram redigidas notas, alertando a sociedade e os decisores para perigos de ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Continua após a publicidade
Anúncio

No dia 1 de dezembro o Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, conheceu as instalações da Epagri/Ciram, especialmente o setor de meteorologia. Ele foi recepcionado pelo presidente da Epagri, Dirceu Leite, que destacou que essa proximidade com a Defesa Civil foi um exemplo no enfrentamento das fortes chuvas. “Temos um só governo, o governo Jorginho Mello, e potencializar as parcerias é o grande mérito do nosso trabalho e foi o viés de sucesso para o enfrentamento desse processo tão penoso para Santa Catarina”, declarou na ocasião. 

Papéis complementares

Coronel Armando lembrou que os papéis das duas instituições são complementares, num cenário em que a previsão de curto período fica por conta da Defesa Civil, enquanto que a previsão de médio e longo prazos, bem como a voltada para o setor agropecuário, é responsabilidade da Epagri/Ciram. “Eu quero aprofundar essa relação, agradeço não só em meu nome, mas em nome da minha equipe, por essa parceria, que com certeza é muito importante”, afirmou. 

Luis Hamilton Pospissil Garbossa, pesquisador e gerente da  Epagri/Ciram , disse que a parceria entre as instituições segue estreita. “As equipes estão sempre interagindo, e essa interação será sempre intensificada a cada previsão de ocorrência de eventos extremos”, detalhou. 

Maria Laura Guimarães Rodrigues, coordenadora do  setor de meteorologia  da Epagri/Ciram, reforçou que a interação se dá na base das equipes, entre os profissionais que atuam diretamente na previsão do tempo. “Todos têm seus papéis, tendo em vista que, no final, o principal beneficiado deve ser o  cidadão”, reforçou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 09h05
20°
Neblina

Mín. 17° Máx. 31°

21° Sensação
1.03 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)

Mín. 17° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (03/03)

Mín. 18° Máx. 33°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias