Quinta, 25 de Abril de 2024
49 9 9111-4949
Sociedade Políticas

Cidade gaúcha alcança marca histórica de entrega de telhas

População de Bagé já recebeu mais de 110 mil telhas após desastre natural

27/11/2023 08h41
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Gabriel Messias
Gabriel Messias

O município de Bagé, no Rio Grande do Sul, viveu, no final de setembro, a maior tempestade de granizo de sua história. Com cerca de 117 mil habitantes, o evento climático atingiu mais de 14 mil residências, deixando um prejuízo de mais de R$ 80 milhões. Prédios públicos também foram danificados, entre eles cerca de 40 escolas e 16 postos de saúde.

A gravidade da tempestade fez com que as equipes da Defesa Civil e Secretarias de Governo, como Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Assistência Social, tenham sido acionadas pela população assim que o evento ocorreu. A Defesa Civil do Estado avaliou a extensão dos danos e confirmou que toda a cidade foi prejudicada. Ainda na madrugada instalou-se o Centro de Operações no Ginásio Militão, para atendimento e cadastramento das famílias atingidas.

Dois meses depois do episódio, a Prefeitura Municipal já entregou mais de 110 mil telhas à população, maior parte delas com recursos próprios e doações. “Nunca na história da cidade se viu uma ação desta magnitude. Um trabalho ininterrupto de domingo a domingo, envolvendo toda a estrutura de governo, Exército, Defesa Civil e voluntários, para que todos os prejudicados sejam atendidos antes do final do ano e não passem as festas com suas casas danificadas”, explicou o prefeito da cidade, Divaldo Lara.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até o dia 23 de novembro, foram entregues mais 110 mil telhas, nove mil cumeeiras, mais de 60 mil metros de lonas e 190.787 em parafusos e pregos. “A ação iniciou de forma efetiva e rápida ainda na madrugada do dia 23 de setembro. As medidas tomadas no município desde o primeiro dia devem servir como referência ao enfrentamento de situações de calamidade, como a vivida na Rainha da Fronteira. Em menos de 24 horas já estávamos nas ruas com carretas carregadas de telhas. Nunca paramos o fornecimento de telhas para a população. Além disso, nós criamos um sistema de cadastro inédito, informatizado, que para controle do cadastro”, apontou Everton Kaupe, coordenador da Defesa Civil.


Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 06h04
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 22°

18° Sensação
0.74 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (6.67mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias