
Foto: Leo Munhoz / SecomGOVSC
O governador Jorginho Mello entregou nesta quarta-feira, 6, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a obra de alimentação artificial da Praia de Meia Praia, em Itapema. O documento foi concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e prevê quatro meses de obras que devem trazer proteção costeira e a qualificação urbana do Litoral catarinense. Estiveram presentes na cerimônia o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior, o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, além de parlamentares e outras autoridades locais.
A intervenção prevê o alargamento da faixa de areia ao longo de aproximadamente 4.750 metros de extensão, com a utilização de cerca de 416 mil metros cúbicos de sedimentos. A obra resultará em um acréscimo médio de 20 metros na largura da praia, ampliando a área disponível para uso público e reforçando a proteção da orla.
Para o governador Jorginho Mello, a obra representa o cuidado com o povo do Litoral catarinense: “Estamos investindo em uma solução que protege a nossa orla, valoriza as cidades e garante mais segurança para moradores e turistas. É um projeto que une desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente”, destacou.
A alimentação artificial da praia é considerada uma medida fundamental para enfrentar o avanço do mar e os processos erosivos que historicamente afetam a região. A iniciativa amplia a proteção costeira, aumenta a resiliência da orla frente a eventos climáticos e contribui para equilibrar a pressão urbana sobre o ecossistema litorâneo.
“Essa licença é resultado de um trabalho técnico que analisa os impactos e define como a obra deve ser feita para proteger o meio ambiente. O licenciamento serve justamente para isso: estudar o projeto, prever os impactos e estabelecer regras para que a obra aconteça com responsabilidade ambiental. O IMA tem experiência consolidada nesse tipo de análise, o que garante mais segurança e qualidade nas decisões”, afirmou o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior.
Localizada no município de Itapema, a Meia Praia é uma das áreas mais urbanizadas do Litoral catarinense, e a obra deve trazer mais segurança para moradores, turistas e infraestrutura urbana, além de qualificar o uso público do espaço.
O projeto prevê o lançamento de 416 mil a 498 mil m³ de areia ao longo de 4,75 km de orla, entre os molhes dos rios Perequê e Taboleiro das Oliveiras. A faixa de areia deve ganhar entre 20 e 60 metros de largura, conforme o trecho. O material será dragado de jazida a cerca de 19 km da costa, com características compatíveis à areia nativa. A intervenção será executada em etapas, com liberação gradual dos trechos. O investimento total é de aproximadamente R$ 60 milhões.
O prefeito Alexandre Xepa destacou o impacto da obra. “A nossa praia precisa dessa ampliação. A cidade cresce, o turismo aumenta e a estrutura precisa acompanhar. É uma obra que protege a orla, amplia o uso e projeta Itapema para um novo patamar. Depois do alargamento, não tenho dúvida nenhuma que vai ser o metro quadrado mais valorizado do Brasil.”
Meio Ambiente Consulta pública da Semae sobre o Litoral catarinense reúne cerca de mil contribuições e reforça prioridades para a gestão da zona costeira
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual do Aguaí completa 43 anos como referência em conservação ambiental no Sul catarinense
Meio Ambiente No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Meio Ambiente Parceria entre IMA e ACIBr amplia apoio à conservação da fauna na Reserva Biológica Estadual da Canela Preta
Meio Ambiente Semae e IMA lançam plataforma inédita para mapear e monitorar obras no Litoral catarinense
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual da Canela Preta: 46 anos dedicados à conservação da biodiversidade entre Botuverá e Nova Trento
Meio Ambiente Governo de Santa Catarina conclui a primeira etapa do Plano de Transição Energética Justa e apresenta diagnóstico à sociedade civil
Meio Ambiente Parque Estadual da Serra Furada entre Grão-Pará e Orleans completa 46 anos de história em Santa Catarina
Meio Ambiente Nova plataforma do Governo do Estado vai rastrear metas de reciclagem e fortalecer logística reversa em Santa Catarina Mín. 11° Máx. 19°





