
Foto: Divulgação/Epagri
O último levantamento publicado pelo Programa Monitora Milho SC indica forte incidência de cigarrinhas-do-milho no ambiente, com uma média estadual de 120 insetos por armadilha. A pesquisadora da Epagri/Cepaf, Maria Cristina Canale, responsável pelo programa Monitora Milho SC, explica que este crescimento é esperado nesta época do ano, em razão de diversos fatores, como o avanço das lavouras para a fase vegetativa e as temperaturas mais elevadas, que favorecem a multiplicação de novos insetos.
As cidades com maiores índices de insetos por armadilha foram Porto União, no Planalto Norte, Xanxerê, Campo Erê, Irati, São Lourenço do Oeste e Tunápolis, no Oeste, além de Braço do Norte, no Sul do Estado. Maria Cristina salienta que é possível diminuir a população de cigarrinhas-do-milho nas lavouras por meio do manejo com produtos químicos. “É fundamental que os agricultores não negligenciem os plantios neste período crítico para a infecção das plantas”, afirma.

A pesquisadora destaca ainda que um dos diferenciais do programa Monitora Milho SC é a utilização do exame de PCR, capaz de identificar a presença de patógenos nos insetos coletados. Esse procedimento garante que o setor produtivo receba informações precisas sobre os riscos de transmissão de doenças às lavouras e o nível de ameaça às lavouras de cada região. As últimas semanas demonstraram um aumento progressivo da bactéria do fitoplasma do enfezamento-vermelho, além da presença frequente dos vírus do rayado-fino e do mosaico estriado.
A indicação, além do manejo químico nas fases iniciais da lavoura, é que os produtores que ainda não realizaram a colheita da primeira safra regulem corretamente o maquinário para evitar a perda de grãos que podem dar origem ao milho voluntário.
Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista na Epagri/Fapesc
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber
Assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99661-6596
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





