
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à saúde da mulher. Além de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, em Santa Catarina, a campanha também tem o objetivo de reforçar a importância da vacinação contra o HPV, a melhor e mais eficaz forma de proteção contra o câncer de colo de útero.
Atualmente, a vacinação é indicada para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos, no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. As doses da vacina contra o HPV estão disponíveis nos postos de saúde da rede pública. A vacina atua contra os tipos de HPV mais frequentes (6, 11, 16 e 18) que são responsáveis pelo câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus e pênis e pelo aparecimento de verrugas genitais.
“É importante que as duas doses da vacina sejam aplicadas para aumentar a proteção contra os cânceres. Proteger as nossas crianças e adolescentes é um dever de todos nós. Precisamos aumentar os índices de cobertura vacinal para evitarmos a volta de muitas doenças. Vacinar é um ato de amor e cuidado”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Outro público que também pode receber a vacina são pessoas que fazem parte de grupos com condições clínicas especiais com idade entre 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos) e vítimas de violência sexual. Para elas, o esquema é de três doses (0, 2, 6 meses), independentemente da idade.
Cobertura vacinal
Abaixo, segue o dado mais atualizado disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) da cobertura da vacina HPV:
Masculino:
1ª dose: 53,80%
2ª dose: 32,15%
Feminino:
1ª dose: 80,54%
2ª dose: 63,73%
“Assim, é necessário reforçar a importância da proteção dos adolescentes, considerando que a vacina fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer”, alerta Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive/SC).
Saúde Memorável Jornada Sinhá prepara edição histórica de 35 anos
Saúde Compra de perfume importado exige verificação em conjunto
Saúde Facelift ganha espaço entre pacientes mais jovens
Saúde Nódulo na adrenal descoberto por acaso exige avaliação
Saúde Emagrecimento após os 35 anos exige olhar além da balança
Saúde Setembro Amarelo: a andropausa pesa na saúde mental do homem
Saúde Pouco osso atrapalha implantes, mas há opções disponíveis
Saúde Tecnologia amplia opções na cirurgia de contorno corporal Mín. 8° Máx. 18°





