
Foto: Semae/Divulgação
Mais de 200 pessoas, nos formatos presencial e online, marcaram presença no 1º Seminário sobre REURB em Santa Catarina. Promovido pela gerência de Integração e Planejamento Ambiental (Geipa) da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), no âmbito de suas atribuições legalmente estabelecidas e conforme as diretrizes do GT-REURB, grupo instituído pela Portaria nº 694/2025, o encontro recebeu autoridades municipais, estaduais e nacionais para debater o presente e futuro da regularização fundiária no estado.
O tema desta, que foi a primeira edição do evento, foi: Desafios para a Regularização Fundiária Urbana e Rural. A mesa de abertura foi composta pelo secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta, pela gerente de Integração e Planejamento Ambiental da pasta, Monica Koch, e por representantes da Federação Catarinense de Municípios (FECAM); da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC); e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC).
A abertura do evento foi feita por Guilherme Dallacosta, secretário adjunto da Semae. Dallacosta destacou a importância do REURB para o desenvolvimento socioambiental dos municípios.
“A regularização ambiental bem feita, com os devidos estudos ambientais, não é um obstáculo, é uma ferramenta que garante que o desenvolvimento dos nossos municípios ocorra de forma justa e em harmonia com o nosso maior patrimônio: o meio ambiente. Nosso papel como pasta ambiental é justamente ser um parceiro na construção dessas soluções”, pontua Dallacosta.
No primeiro painel, dentro da temática “A experiência da REURB em Santa Catarina: caminhos, tendências e boas práticas”, os palestrantes abordaram os aspectos legais, benefícios, importância para o desenvolvimento econômico, desafios e estratégias práticas do REURB, as iniciativas do município de Florianópolis para a regularização fundiária, o protagonismo dos municípios como principais atores do REURB para busca de soluções diversas, o impacto do déficit de regularização fundiária na vida das pessoas e exposição propositiva para avançar no tema nos municípios e o panorama geral do REURB em Balneário Rincão. Participaram do painel, Natália Folster, da AMUREL; Luiza Bertolli, diretora de Regularização Fundiária da Prefeitura de Florianópolis; Fernanda Batista Penido, Registradora de Imóveis de Capivari de Baixo/SC; Luiz Mendes, Prefeito de Armazém e Anderson Douglas Moreira, Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Balneário Rincão.
Em seguida, no painel 2, o tema discutido foram os “Aspectos jurídicos da REURB: desafios e judicialização”. No bloco, Enrico Madia de Oliveira, presidente Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária; Roberto Neves, advogado e coordenador do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária; Dermeval Ribeiro Vianna Filho, procurador da República pelo MPF SC; e Selso de Oliveira, Desembargador do TJSC; trouxeram uma perspectiva legal, seus desafios, possibilidades e soluções para a regularização fundiária como proposição de soluções técnicas, programas municipais, estaduais e federais, união de vontades e iniciativas de conscientização, fiscalização e penalização.
“Em um estado com a riqueza ambiental e a diversidade social de Santa Catarina, conciliar o direito fundamental, que é o direito à moradia, com a proteção do nosso patrimônio natural é um imperativo para todos nós. O objetivo deste seminário é fomentar um diálogo frutífero que seja capaz de apontar caminhos práticos e inovadores para os desafios e gargalos para o REURB nos municípios”, destaca Monica Koch, gerente de Integração e Planejamento Ambiental da Semae.
Na sequência, com o tema “REURB e Meio Ambiente: regularização fundiária urbana em áreas protegidas e ecologicamente sensíveis”, os painelistas Kleber Isaac de Souza, do ICMBio, e Paulo Locatelli, Procurador de Justiça do MPSC, contribuíram com uma perspectiva com requisitos legais gerais do REURB, restrições, critérios técnicos, função ambiental da regularização, aspectos controversos, leis do REURB e de regularização, possíveis soluções para casos de REURB.
E por fim, no painel 4, com o tema “A Multidisciplinaridade da REURB: confluência entre regularização, patrimônio e terrenos públicos”, os painelistas Willian Zonato, da SPU SC; Pedro Damin, arqueólogo da Superintendência do IPHAN/SC e Edson de Souza, engenheiro agrimensor e conselheiro do CREA/SC; destacaram aspectos relacionados à demarcação e preservação de áreas da união e multidisciplinaridade da REURB, com tópicos técnicos sobre confluência entre regularização, patrimônio e terrenos públicos.
Sobre o REURB
A Regularização Fundiária Urbana (REURB), instituída pela Lei nº 13.465/2017, consolidou-se como uma das principais ferramentas de inclusão social e planejamento urbano no país. Mais do que regularizar documentos, ela garante direitos fundamentais como moradia, dignidade, segurança jurídica e acesso a uma cidade sustentável. Prevista também no Decreto Federal nº 9.310/2018 e complementada por legislações estaduais e municipais, a REURB é uma política pública multidisciplinar que envolve aspectos fundiários, ambientais, urbanísticos e sociais, integrando diferentes atores e níveis de governo.
Meio Ambiente Consulta pública da Semae sobre o Litoral catarinense reúne cerca de mil contribuições e reforça prioridades para a gestão da zona costeira
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual do Aguaí completa 43 anos como referência em conservação ambiental no Sul catarinense
Meio Ambiente No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Meio Ambiente Parceria entre IMA e ACIBr amplia apoio à conservação da fauna na Reserva Biológica Estadual da Canela Preta
Meio Ambiente Semae e IMA lançam plataforma inédita para mapear e monitorar obras no Litoral catarinense
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual da Canela Preta: 46 anos dedicados à conservação da biodiversidade entre Botuverá e Nova Trento
Meio Ambiente Governo de Santa Catarina conclui a primeira etapa do Plano de Transição Energética Justa e apresenta diagnóstico à sociedade civil
Meio Ambiente Parque Estadual da Serra Furada entre Grão-Pará e Orleans completa 46 anos de história em Santa Catarina
Meio Ambiente Nova plataforma do Governo do Estado vai rastrear metas de reciclagem e fortalecer logística reversa em Santa Catarina Mín. 6° Máx. 21°





