
Foto: Anne Caroline Anderson/Semae
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram um termo de cooperação técnica visando a elaboração do Diagnóstico do Saneamento Básico em Santa Catarina. A iniciativa marca um passo importante para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao setor, com foco na identificação de desafios e na construção de estratégias que promovam a universalização dos serviços em todo o território catarinense. Esse diagnóstico detalhado é a etapa inicial, que vai possibilitar, na sequência, a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Santa Catarina.
O termo foi assinado na tarde da última quarta-feira, 12/11, formalizando a parceria entre as duas instituições. Assinaram pelo BRDE, o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani, e o diretor financeiro, João Paulo Kleinubing. A Semae, por meio da gerência de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual de Saneamento, será responsável pela coordenação técnica, elaboração dos termos de referência, acompanhamento das atividades e estudos, análises e validação, enquanto o BRDE atuará na concessão do financiamento do projeto e lançamento de edital para contratação da empresa que será responsável pela elaboração do Plano.
“O diagnóstico permitirá que o Estado tenha um retrato claro e atualizado do saneamento em Santa Catarina. Com essas informações, poderemos avançar no planejamento de ações mais eficazes, direcionar recursos de forma assertiva e fortalecer as políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à qualidade de vida da população”, destaca o secretário da Semae, Emerson Stein.
O trabalho em conjunto das duas instituições vai reunir, sistematizar e analisar informações sobre três eixos do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e vai subsidiar o planejamento e a formulação de políticas públicas que contribuam para ampliar o acesso da população aos serviços de saneamento e promover melhorias na qualidade ambiental e na saúde pública.
“O BRDE atuará na concessão de crédito para tratar desta que é uma questão essencial para todos, pretendemos por meio deste edital, ajudar a transformar a estrutura de saneamento básico de nossa região”, afirma o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing.
Além disso, o documento servirá como base técnica para orientar planos regionais e municipais de saneamento, bem como futuros investimentos públicos e privados no setor. Com base no levantamento, será possível traçar um panorama detalhado da situação atual do saneamento nos municípios catarinenses, identificando lacunas, potencialidades e prioridades de investimento no território catarinense.
“É uma parceria extremamente importante e que representa para o BRDE a contribuição para o desenvolvimento regional, com base em saneamento de qualidade para as cidades do nosso Estado”, pontua o vice-presidente do BRDE, Mauro Mariani.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein, a iniciativa representa um avanço estratégico na gestão ambiental catarinense e reforça o compromisso do Governo de Santa Catarina com o desenvolvimento sustentável, a eficiência na gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento das ações de economia verde.
Meio Ambiente Consulta pública da Semae sobre o Litoral catarinense reúne cerca de mil contribuições e reforça prioridades para a gestão da zona costeira
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual do Aguaí completa 43 anos como referência em conservação ambiental no Sul catarinense
Meio Ambiente No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Meio Ambiente Parceria entre IMA e ACIBr amplia apoio à conservação da fauna na Reserva Biológica Estadual da Canela Preta
Meio Ambiente Semae e IMA lançam plataforma inédita para mapear e monitorar obras no Litoral catarinense
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual da Canela Preta: 46 anos dedicados à conservação da biodiversidade entre Botuverá e Nova Trento
Meio Ambiente Governo de Santa Catarina conclui a primeira etapa do Plano de Transição Energética Justa e apresenta diagnóstico à sociedade civil
Meio Ambiente Parque Estadual da Serra Furada entre Grão-Pará e Orleans completa 46 anos de história em Santa Catarina
Meio Ambiente Nova plataforma do Governo do Estado vai rastrear metas de reciclagem e fortalecer logística reversa em Santa Catarina Mín. 6° Máx. 21°





