
Análise reuniu 70 pessoas, entre produtores, técnicos e representantes da iniciativa privada e do poder público – Foto: Divulgação / Epagri
A Epagri realizou em Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, um evento para análise sensorial de vinhos elaborados com variedades viníferas Piwi, resistentes a doenças. O evento teve a presença de cerca de 70 convidados, entre produtores de uva e de vinho, técnicos e representantes da iniciativa privada e do poder público.
Foi realizada a demonstração de seis variedades Piwi diferentes: Calardis blanc, Felícia , Helios, Bronner, Souvignier gris e Calardis royal. A Epagri orientou os produtores sobre os cuidados e manejo fitotécnico e fitossanitário das frutas. Por fim, os convidados fizeram a degustação de vinhos de cada uma das variedades produzidas em Videira na última safra.
O evento integrou um circuito que está sendo realizado pela Epagri em algumas cidades do Estado. Antes de Videira, Rancho Queimado havia sediado uma etapa. Nos próximos dias, a atividade ocorrerá em São Joaquim, Curitibanos, Urussanga e Florianópolis.
“Os vinhos foram muito elogiados pelos produtores. Vários deles já plantaram as variedades e outros vieram para tomar a decisão de plantar. Eles ficaram bem impressionados, e o evento foi um sucesso”, diz o gerente da Estação Experimental da Epagri em Videira, André Luiz Kulkamp de Souza.

O termo Piwi é derivado da palavra alemã “pilzwiderstandsfähigen”, que significa resistente a doenças fúngicas. Trata-se de um grupo de variedades de uvas obtidas nos últimos anos via melhoramento genético, oriundas de cruzamentos de variedades viníferas com espécies selvagens. O objetivo é reunir numa só planta a qualidade das viníferas e a resistência à doença das selvagens, permitindo a produção de vinhos finos com menos custos e impactos ambientais reduzidos.
Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





