
Fotos: Divulgação / Semae
O secretário do Meio Ambiente e de Economia Verde, Emerson Stein, assinou na tarde desta sexta-feira, 15, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Semae e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Alto Vale. O objetivo é promover ações que possibilitem o desenvolvimento de políticas e programas de gestão ambiental e de recursos hídricos. No âmbito deste acordo, está sendo lançado o Programa SC Águas, que visa promover ações de gestão de recursos hídricos, contribuindo para o fortalecimento dos comitês de bacias catarinenses e para assegurar a qualidade, disponibilidade e segurança hídrica.
“O Programa SC Águas representa um passo decisivo para garantir que Santa Catarina esteja preparada para os desafios hídricos do presente e do futuro. É ciência e gestão caminhando juntas, para que a água, patrimônio de todos, seja cuidada com responsabilidade e visão de longo prazo. Esta é mais uma ação importante da nossa secretaria, que conta com a liderança do nosso governador Jorginho Mello nas iniciativas de fortalecimento da gestão ambiental do nosso estado”, comenta o secretário do Meio Ambiente e de Economia Verde, Emerson Stein.
A cooperação vai garantir o investimento de uma média anual de R$ 4,25 milhões até 2028 pela Semae via FEHIDRO e Progestão e R$ 1,6 milhão em infraestrutura e laboratórios para análises, levantamentos e estudos, pela Udesc Alto Vale. Entre os eixos de atuação estão: Apoio técnico e administrativo aos Comitês de Bacia(Extensão universitária); Estudos e ações estratégicas previstos no Plano Estadual de Recursos Hídricos e nos planos de bacias (Pesquisa e inovação): águas subterrâneas, resiliência hídrica, demandas hídricas, eventos extremos, qualidade da água, conservação e recuperação de matas ciliares e educação ambiental.
A celebração do acordo ocorreu durante a aula inaugural do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Udesc em Ibirama. Com o tema “Desafios da comunidade do ProfÁgua da Udesc: Gestão integrada dos recursos hídricos, desastres e meio ambiente”, a palestra foi ministrada pelo professor Dr. Masato Kobiyama, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), referência nacional no tema.

Gestão das águas em Santa Catarina
O estado conta com 16 Comitês de Bacia Hidrográfica, que funcionam como “parlamentos das águas”, reunindo poder público, usuários e sociedade civil. A SEMAE é responsável por coordenar a gestão estadual de recursos hídricos, apoiando a implementação dos instrumentos previstos na Lei Federal 9.433/97 e na Lei Estadual 9.748/94. Desde 2017, o Programa de Fortalecimento dos Comitês vem promovendo avanços, mas ainda se verifica a necessidade de ampliar e qualificar a atuação, integrando pesquisa, extensão e inovação.
“O novo ciclo, agora denominado Programa SC Águas, será desenvolvido em parceria estratégica com a Udesc, aproveitando a presença do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua no Estado. A universidade já é parceira da SEMAE na elaboração do Diagnóstico da Baía da Babitonga e com o Mestrado do ProfÁgua, entendemos que essa união de esforços pode ocorrer em outras frentes, trazendo resultados efetivos para a sociedade”, conclui o gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da SEMAE, Vinicius Tavares Constante.
Entre os resultados esperados estão: Melhoria da qualidade e disponibilidade da água para diferentes usos; Maior resiliência do Estado frente a eventos críticos como secas e inundações; Comitês fortalecidos e atuando de forma mais efetiva e participativa; Capacitação contínua de técnicos, gestores e sociedade; e Produção de conhecimento científico aplicado para subsidiar decisões de gestão.
Meio Ambiente Consulta pública da Semae sobre o Litoral catarinense reúne cerca de mil contribuições e reforça prioridades para a gestão da zona costeira
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual do Aguaí completa 43 anos como referência em conservação ambiental no Sul catarinense
Meio Ambiente No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Meio Ambiente Parceria entre IMA e ACIBr amplia apoio à conservação da fauna na Reserva Biológica Estadual da Canela Preta
Meio Ambiente Semae e IMA lançam plataforma inédita para mapear e monitorar obras no Litoral catarinense
Meio Ambiente Reserva Biológica Estadual da Canela Preta: 46 anos dedicados à conservação da biodiversidade entre Botuverá e Nova Trento
Meio Ambiente Governo de Santa Catarina conclui a primeira etapa do Plano de Transição Energética Justa e apresenta diagnóstico à sociedade civil
Meio Ambiente Parque Estadual da Serra Furada entre Grão-Pará e Orleans completa 46 anos de história em Santa Catarina
Meio Ambiente Nova plataforma do Governo do Estado vai rastrear metas de reciclagem e fortalecer logística reversa em Santa Catarina Mín. 6° Máx. 21°





