
Foto: Vinicius Dias/SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou uma reunião técnica com os coordenadores regionais do Censo Escolar nesta terça e quarta-feira, 24 e 25. O encontro aconteceu no auditório da SED e teve como objetivo apresentar e discutir as atualizações do novo Educacenso, plataforma oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pela coleta do Censo Escolar da Educação Básica.
“O Censo Escolar é essencial para termos os dados necessários e sermos mais assertivos nas melhorias que precisamos fazer na Educação de Santa Catarina. Encontros como esse contribuem muito para a capacitação dos nossos coordenadores, profissionais fundamentais neste processo, e valorizam a importância da maior pesquisa estatística educacional do país”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Durante os dois dias, os participantes receberam orientações detalhadas sobre as funcionalidades do novo sistema, além de esclarecer dúvidas e trocar experiências entre si. Os coordenadores regionais do Censo Escolar desempenham papel fundamental na mobilização das escolas e secretarias municipais de Educação durante o processo censitário.
O Censo é realizado em regime de colaboração entre a União, os Estados e os municípios, com a participação de todas as escolas públicas e privadas. É a principal e maior pesquisa estatística educacional do Brasil, além de ser base para a formulação de políticas públicas, distribuição de recursos e monitoramento de indicadores educacionais em todas as esferas administrativas.
“Temos feito formações continuadas em diversas áreas da Educação de Santa Catarina e não poderia ser diferente com uma tão importante como o Censo Escolar. Investir na capacitação constante dos coordenadores mostra a relevância que eles têm e também demonstra o valor que esta pesquisa tem para a realização das políticas públicas que estamos realizando”, ressalta a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Importante destacar que neste ano o Censo contribuirá também para a aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Inep utilizará os dados declarados até 31 de julho, quando encerra a coleta da primeira etapa, como base para a logística de aplicação, fornecendo dados para a definição das escolas e estudantes participantes, para determinar a quantidade adequada de provas que deverão ser impressas e quais alunos precisarão de atendimento especializado.
Educação Festival Sorrisos Nos CEUs anuncia nova programação
Educação GEIS 2026 traz os líderes globais de educação para debates
Educação Aprender Conectado abre contratação de internet para escolas Mín. 1° Máx. 17°





