Quinta, 19 de Junho de 2025
49 9 9111-4949
Esportes Esportes

Etapa estadual do Jesc começa nesta sexta em São Miguel do Oeste com 2.756 atletas inscritos

Foto: Antonio Prado / Arquivo / FesporteComeça nesta sexta-feira, 20, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina que na categoria 15 a ...

19/06/2025 08h21
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Antonio Prado / Arquivo / Fesporte

Começa nesta sexta-feira, 20, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina que na categoria 15 a 17 anos será disputado no município de São Miguel do Oeste. Participam da etapa estadual do Jesc 2025, um total de 2.756 atletas, 544 instituições de ensino, representando 167 municípios.

Os Jogos Escolares de Santa Catarina são um evento tradicional no calendário da Fesporte e ao longo da história alguns grandes nomes do esporte mundial já marcaram presença na competição, como Rosamaria Montibeller, natural do município de Nova Trento, e que hoje brilha com a seleção brasileira de vôlei feminino.

Continua após a publicidade
Anúncio

Integram o quadro do Jesc as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica (wrestling), tênis de mesa, tiro com arco recurvo, vôlei de praia, vôlei e xadrez.

Desenvolvimento do esporte escolar

Os Jogos Escolares de Santa Catarina começaram no primeiro semestre de 2025 com 36 etapas microrregionais que na categoria 15 a 17 anos reuniram 285 municípios participantes das competições. A segunda etapa foi com as seletivas regionais que se encerraram no último dia 6 de junho.

O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, falou sobre a expectativa para o início do Jesc que mais um ano integra o calendário da Fesporte promovendo e fomentando o esporte educacional. “Sabemos que é uma caminhada longa para os atletas chegarem a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina iniciando lá atrás nas etapas microrregionais, avançando até a muito esperada etapa estadual. Iniciamos o ano muito bem, reunindo a participação de 285 municípios nesta categoria, número que mostra que as escolas estão muito bem sintonizadas com o calendário oficial de eventos da Fesporte”, ressalta.

“O Jesc tem inúmeros fatores positivos. A parceria com a Secretaria de Estado da Educação fomenta o esporte, cria oportunidade para seus alunos representarem suas escolas, garantem classificação para evento nacional e o principal de tudo que é um evento fundamental na formação de nossos estudantes”, complementa.

Classificatória

Os campeões das respectivas modalidades em disputa nos Jogos Escolares de Santa Catarina garantem a classificação para os Jogos da Juventude, agendados para ocorrer no período de 10 a 25 de setembro em Brasília (DF).

Programação

A sexta-feira, 20, será dedicada a chegada das delegações com o início das competições acontecendo no sábado, 21.

O primeiro fim de semana será exclusivamente para as modalidades individuais. Nos dias 23, 24 e 25 de junho, os Jogos Escolares de Santa Catarina entram em período de intervalo.

A programação retorna no dia 26 de junho, quando ocorre a cerimônia oficial de abertura e na sexta-feira, 27, o início das modalidades coletivas que estarão em disputa até a data de 30 de junho.

Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias