
A participação dos empreendimentos rurais na feira é um passo importante para que produtos de excelência ganhem espaço nas gôndolas dos supermercados catarinenses e brasileiros (Fotos: Aires Mariga/Epagri)
Neste ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, por meio das empresas vinculadas Epagri, Cidasc e Ceasa, é responsável pela organização da participação de 40 empreendimentos da agricultura familiar na ExpoSuper 2025. Esta é a maior feira de negócios do varejo supermercadista de Santa Catarina, promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), de 16 e 18 de junho, em Balneário Camboriú.
De acordo com o presidente da Epagri, Dirceu Leite, essa ação reforça o compromisso do governo catarinense em promover a inserção dos agricultores no mercado varejista, oferecendo apoio técnico e estruturando o acesso a uma vitrine de negócios de grande visibilidade. “A participação desses agricultores não apenas fortalece os laços entre o campo e a cidade, como também amplia as oportunidades de negócios sustentáveis e a valorização dos alimentos produzidos por famílias rurais. Trata-se de um passo importante para que produtos de excelência ganhem espaço nas gôndolas dos supermercados catarinenses e brasileiros”, destaca Dirceu.

A feira oportuniza a visibilidade de pequenos e médios empreendedores junto ao setor supermercadista catarinense, proporcionando a expansão de negócios das pequenas propriedades. “A ExpoSuper representa uma oportunidade estratégica para que os agricultores tenham acesso à inovação, ampliem seus conhecimentos e compartilhem experiências. Além de fomentar a geração de renda, o evento contribui para a valorização da produção local e o fortalecimento da agricultura familiar em nosso Estado”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária em exercício, Admir Dalla Cort.
Segundo a coordenadora do programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, Telma Köene, os produtos levados à ExpoSuper são de diferentes regiões de SC e refletem a diversidade e a qualidade da produção rural catarinense. Entre os destaques estão os orgânicos, como bananas, sucos e vinhos, verduras, frutas e mel , todos certificados.
Também estarão presentes cooperativas como a Coopertaió, com panificados, mel, geleias e alho, a Cooperban, referência na produção de bananas, e a Copperserra, com maçãs e produtos derivados. A feira contará ainda com alimentos de origem animal inspecionados pela Cidasc, como ovos, embutidos, torresmo e hambúrgueres artesanais, além de queijos e kefir, agregando ainda mais valor à produção rural do estado.

Telma relata que, além de espaço para exposição e comercialização, os empreendimentos participarão de palestras e oficinas voltadas ao setor varejista. “Essa ação contribui para a qualificação dos agricultores e facilita a compreensão das exigências e dinâmicas do mercado”, explica.
Na ExpoSuper 2025 mais de 300 expositores apresentarão os últimos lançamentos em produtos, serviços e tecnologias para o setor supermercadista. Realizado no ExpoCentro, às margens da BR-101, o evento reúne milhares de visitantes de todo o país, entre eles proprietários, diretores, executivos e compradores do setor supermercadista. A programação também conta com palestras e painéis sobre tendências, estratégias, soluções, novas tecnologias e cultura da inovação.
Saiba mais sobre a Exposuper no podcast da Epagri, basta clicar aqui .
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de Comunciação/Epagri, fones (48) 3665-5407/99161-6596
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





