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No Maio Laranja, escolas estaduais de SC realizam atividades de conscientização

Foto: Divulgação/SEDA campanha Maio Laranja, que marca o mês de combate ao abuso sexual infantil, foi amplamente repercutida nas escolas estaduais ...

30/05/2025 15h04
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/SED

A campanha Maio Laranja, que marca o mês de combate ao abuso sexual infantil, foi amplamente repercutida nas escolas estaduais de Santa Catarina. Unidades escolares de diversas regiões do estado realizaram atividades e ações de sensibilização, conscientização e prevenção acerca do tema.

Oficinas, palestras, rodas de conversa e produções de folders e vídeos informativos fizeram parte do cotidiano escolar ao longo do mês de maio. Os estudantes foram alertados sobre a importância de reconhecer e denunciar situações de abuso ou violência.

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A prática das atividades transformou o aprendizado adquirido em ação e conscientização, abordando temas essenciais para a prevenção. Os Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPREs) de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) intensificaram as ações nas escolas, oferecendo suporte contínuo e monitorando a produção dos trabalhos.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Nepre

A Secretaria de Estado da Educação (SED) criou o Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) no órgão central, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e nas Unidades Escolares (UEs) da rede estadual, para dar suporte a estudantes e profissionais no enfrentamento de diversas formas de violência.

As ações do NEPRE têm como objetivo fornecer subsídios aos profissionais da educação na prevenção e atendimento a situações de violência. O Núcleo é composto por uma equipe multiprofissional, formada por educadores, psicólogos e assistentes sociais, que presta atendimento a toda a rede.

O NEPRE também atua em parceria com outros setores, como saúde, assistência social e conselhos tutelares, e suas unidades escolares (NEPRE/UE) têm autonomia para desenvolver projetos que atendam às necessidades da comunidade escolar, considerando a realidade local.

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