Quarta, 28 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Educação Educação

Udesc Cefid faz mutirão de avaliação motora em crianças da Grande Florianópolis

Foto: Divulgação/UDESCO Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está realizando gr...

27/05/2025 16h21
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/UDESC

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está realizando gratuitamente mutirão de avaliação motora em crianças de 3 a 10 anos da Grande Florianópolis por meio do  Laboratório de Desenvolvimento Humano (Ladehu)

A ação atende crianças da educação infantil e da educação fundamental que tenham dificuldades motoras e sejam indicadas pelas instituições que frequentam. Mães, pais ou responsáveis pelas crianças devem preencher o  formulário online  para entrar na fila de agendamento. 

Continua após a publicidade
Anúncio

No dia agendado, é preciso apresentar carteira de saúde e breve relato da professora da escola para que a criança possa passar por avaliação no campus da Udesc Cefid, na Rua Pascoal Simone, nº 358, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, com a mestranda  Ingrid Lovizon Ribeiro , do Ladehu, que usa os seguintes critérios:

  • Escala de Desenvolvimento Motor (EDM);
  • Ados (sigla em inglês para Autism Diagnostic Observation Schedule), que é um protocolo de observação comportamental para o diagnóstico de transtornos do espectro do autismo (TEA);
  • Teste físico, com avaliações de flexibilidade, força de membros inferiores, força de membros superiores, agilidade e velocidade.

Após a avaliação motora, o Ladehu elabora um relatório e, na sequência, inicia a intervenção psicomotora. As crianças atendidas pelo projeto participam de atividades nas sextas-feiras de tarde.

Extensão e pesquisa

“Atualmente, sou responsável pelo projeto de extensão do Ladehu que tem, como principal objetivo, avaliar o desenvolvimento motor de crianças e, a partir dos resultados obtidos, oferecer intervenções psicomotoras, com foco na estimulação das habilidades motoras”, destaca Ingrid.

“Além do impacto direto na comunidade, as atividades desenvolvidas no projeto fazem parte da minha pesquisa de mestrado, contribuindo para a produção científica na área do desenvolvimento infantil”, afirma.

A acadêmica integra o  Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH)  e está sendo orientada pelo coordenador do Ladehu, professor  Francisco Rosa Neto , que é doutor em Medicina da Educação Física e do Esporte pela Universidade de Zaragoza, da Espanha.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  ladehu.cefid@gmail.com .

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias