Terça, 20 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Cultura Cultura

Fundação Catarinense de Cultura recebe doação de acervo histórico do governador Hercílio Luz

Foto: Giovanna Taszi / Divulgação Milano IncorporadoraA Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu nesta terça-feira, 20, da Milano Incorporador...

20/05/2025 14h55
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Giovanna Taszi / Divulgação Milano Incorporadora

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu nesta terça-feira, 20, da Milano Incorporadora a doação de peças do acervo histórico de Hercílio Luz para a Casa de Campo do ex-governador, localizada em Rancho Queimado. O ato simbólico ocorreu na sede da Casa Milano Hercílio Luz, no centro de Florianópolis, e contou com a presença do CEO do Grupo, Paulo Tonietto, além de representantes da FCC, como a presidente Maria Teresinha Debatin, a diretora de Patrimônio Cultural Lélia Pereira Nunes, a administradora da Casa de Campo Cleci Veronezi e a administradora do Museu Histórico de Santa Catarina Marli Cristina Scomazon.

O conjunto doado inclui quatro peças originais de mobiliário com três cadeiras e uma escrivaninha em madeira maciça, datadas da década de 1920, além de um retrato do Governador Hercílio Luz, assinado pelo artista catarinense Eduardo Dias em 1928. Para Paulo Tonietto, a doação reforça a atuação do Grupo Milano na preservação do patrimônio cultural de Santa Catarina, que teve início com o restauro do Casarão Hercílio Luz, realizado em 2019. “Essa entrega simboliza o nosso compromisso com a preservação da memória catarinense. É uma forma de valorizar as raízes culturais do estado e reforçar o papel que a cultura tem na identidade dos nossos projetos”, explica. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Paty Alves, gerente de marketing do Grupo Milano, acredita que a doação representa um gesto de conexão com a história e valorização da memória coletiva. “São peças que contam histórias e, agora, poderão alcançar ainda mais pessoas. Ver esse acervo ocupar um novo espaço, onde continuará vivo e acessível, é uma forma de dar sentido ao trabalho que realizamos com tanto cuidado”, afirma.

Maria Teresinha Debatin, presidente da FCC, destaca a dimensão simbólica da entrega. “Este é um momento histórico. Estar aqui hoje, como presidente da Fundação, vendo o resultado de um processo que começou ainda em 2014, com uma reunião inicial sobre a restauração do Casarão Hercílio Luz, é algo digno de aplausos”. Sobre a doação, Maria Teresinha enfatiza que é fundamental para a expansão do alcance cultural da história de Santa Catarina. “Os móveis e retrato do governador estarão acessíveis a um público médio de 1.500 a 2.000 pessoas por mês na Casa de Campo. Mesmo aqueles que ainda nem nasceram poderão, no futuro, conhecer essa história e se encantar com essas relíquias. O corpo se vai, mas os feitos e as obras permanecem”, finaliza.

Cleci Veronezi, administradora da Casa de Campo Hercílio Luz, ressalta que a doação complementa a experiência cultural oferecida ao público no espaço. “Receber esse acervo é uma forma de manter viva a memória do ex-governador. A doação torna a Casa de Campo ainda mais rica em conteúdo histórico, e ampliará a experiência dos visitantes que buscam conhecer e resgatar a história catarinense.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias