Sexta, 09 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Cultura Cultura

Udesc Faed realiza palestra comemorativa aos 150 anos da imigração italiana em SC

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza na terça-feira, 13, uma palestra es...

09/05/2025 17h39
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza na terça-feira, 13, uma palestra especial em alusão aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, completados em 2024. 

A palestra aberta à comunidade ocorrerá no Auditório Tito Sena, a partir das 18h30, com a presença dos professores Nelma Baldin, Marlene de Fáveri e Norberto Dallabrida. A mediação será realizada por André Martinelli e Michelle Cechinel. 

A iniciativa é do  Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) , da Faed Udesc, e do  Observatório das Migrações de Santa Catarina (OBMigra) , também da Udesc. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento também será transmitido ao vivo pelo  canal do Youtube do LabPlan .

A imigração italiana no Brasil e em Santa Catarina

O ano de 2024 marca os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil. Os primeiros navios aportaram em fevereiro de 1874, e documentos históricos indicam que Santa Catarina começou a receber os imigrantes ainda no final do século XIX. As embarcações atracavam nos portos de Florianópolis — então chamada Nossa Senhora do Desterro —, Laguna e Itajaí.

Em busca de melhores condições de vida, os italianos se espalharam por diversas regiões catarinenses, formando colônias expressivas no Sul do estado, na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Oeste.

Um século e meio depois, a presença italiana segue fortemente enraizada na cultura brasileira. Estimativas do governo indicam que cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência italiana. Santa Catarina está entre os estados com maior concentração de descendentes: levantamento da Secretaria de Articulação Internacional aponta que quase 70% da população local tem origem italiana.

Pesquisadores da Udesc elaboram dossiê

No final de março deste ano, foi realizado o lançamento do dossiê  “150 anos da imigração italiana em Santa Catarina” , uma edição da Revista Blumenau em Cadernos, produzido com a participação de pesquisadores da Udesc. 

Ao todo, o dossiê reúne dez artigos de cientistas sociais de diversas instituições, abordando trabalhos de cunho histórico produzidos em anos recentes.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias