Terça, 06 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Saúde Saúde

Referência: Central de Transplantes de Santa Catarina recebe visita técnica do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação / SESA Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes) recebeu uma visita técnica do departamento de Regulaçã...

06/05/2025 13h45
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / SES

A Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes) recebeu uma visita técnica do departamento de Regulação da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 5. O objetivo foi conhecer o modelo de gestão de transplantes adotado por Santa Catarina, a fim de avaliar quais elementos podem ser incorporados ao sistema gaúcho para melhorar as taxas de doação e a eficiência do gerenciamento do sistema estadual de transplantes.

“Pelo menos 15 unidades da federação já visitaram Santa Catarina. Foram visitas técnicas ou estágios, sempre buscando elementos inovadores do nosso sistema que possam contribuir para o aprimoramento dos processos de transplante em todo o Brasil”, destaca o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Santa Catarina mantém-se como referência nacional e internacional na área, graças ao trabalho contínuo de capacitação de profissionais de saúde. A SC Transplantes investe regularmente em cursos de formação, qualificando equipes desde a detecção da morte encefálica até a sensibilização dos familiares para autorização da doação, culminando no momento do procedimento de transplante. Esses cursos envolvem profissionais de todas as regiões do estado, atuantes em hospitais municipais, estaduais, federais, filantrópicos e privados.

A diretora do Departamento de Regulação da SES/RS, Suelen Arduin, destacou a importância do intercâmbio. “Nosso objetivo é replicar o sucesso de Santa Catarina no Estado do Rio Grande do Sul, buscando melhorar nossos indicadores, analisar nossos processos e fluxos de trabalho. Conhecer a expertise é fundamental, pois temos observado uma evolução significativa nos dados de transplantes a nível nacional, o que reforça a necessidade de aprendermos com os melhores”, explica.

Também estiveram presentes no encontro, técnicos e a gerente da SC Transplantes, Grace Ella Berenhauser, o adjunto do Departamento de Regulação da SES/RS, Rogério Schneider, e o coordenador da Central de Transplantes do RS, Rogério Caruso.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Instagram: @saude.sc

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias