Terça, 08 de Abril de 2025
49 9 9111-4949
Anúncio
Meio Ambiente Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente lança projeto inédito para mapeamento da Baía da Babitonga

Foto: Divulgação / SemaeA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) lança na próxima quinta-feira, 10, em Joinville, o proj...

07/04/2025 16h29
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / Semae

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) lança na próxima quinta-feira, 10, em Joinville, o projeto Mapeamento dos Usos da Baía da Babitonga. A iniciativa inovadora é voltada para a gestão ambiental e o desenvolvimento territorial sustentável dos seis municípios que circundam a Baía da Babitonga: Itapoá, Garuva, Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. O evento está marcado para as 14h, no auditório da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), e contará com a presença de autoridades, pesquisadores e representantes da região.

A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e executada pelo com o Grupo de Gestão, Ecologia e Tecnologia Marinha (GTMar) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), faz parte do compromisso do Estado em fornecer subsídios técnicos para uma melhor gestão ambiental no estado. “Este mapeamento busca elaborar um diagnóstico detalhado sobre o uso do solo nesta região tão importante pro nosso estado, que é a Baía da Babitonga. Para isso, o projeto adotará uma abordagem inovadora, combinando mapeamento participativo, geoprocessamento e análise de dados sobre a ocupação do solo e os impactos ambientais”, destacou o secretario do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Gentil, da Udesc, a iniciativa busca criar um modelo replicável que auxilie na tomada de decisões baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, e o ODS 14 – Vida na Água. “Este é um passo fundamental para garantir um planejamento territorial que equilibre o desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais”, afirmou o professor.

O evento de lançamento será gratuito, aberto ao público e contará com 90 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados podem garantir sua participação por meio do site da Semae ou diretamente no local do evento, sujeito à disponibilidade de vagas. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Sobre o projeto

Com duração de 13 meses, o estudo pretende subsidiar o poder público na tomada de decisões para o desenvolvimento territorial sustentável da região, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A região da Baía da Babitonga é um dos principais polos de desenvolvimento do litoral norte catarinense, especialmente devido ao avanço da industrialização na cidade de Joinville. A expansão urbana e a instalação de novas indústrias têm promovido significativas mudanças no meio natural e social, exigindo um planejamento cuidadoso para garantir o equilíbrio entre crescimento econômico e conservação ambiental.

Para a realização do mapeamento, diversas atividades serão conduzidas, incluindo:

  • Revisão da legislação ambientalpertinente ao uso e ocupação do solo nos seis municípios envolvidos;
  • Entrevistas com representantes municipaispara entender os desafios e perspectivas locais;
  • Oficinas participativascom diferentes setores da sociedade para coletar dados e fomentar o diálogo sobre o futuro da região;
  • Geoprocessamento e mineração de dados, com a aplicação de ferramentas inovadoras para análise territorial.

Serviço:

  • Data: 10/04/2025
  • Horário: 14h
  • Local: Auditório AMUNESC, Rua Max Colin, 1843, Bairro América, Joinville – SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias