O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) uma série de requerimentos para a promoção de sessões especiais. Um deles é para celebrar o Dia do Trabalhador. O requerimento para a homenagem ( RQS 45/2025 ) é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), apoiado por outros senadores.
Paim afirma que o 1º de Maio, conhecido internacionalmente como o Dia do Trabalhador, é comemorado em diversos países. Segundo o senador, a data é simbólica porque, além de ter como objetivo rememorar os avanços já obtidos pela classe trabalhadora, é um dia de luta e reivindicação por melhores condições de trabalho e pela dignidade humana no ambiente laboral.
O Plenário também aprovou uma sessão especial para comemorar o Dia da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), celebrado anualmente no dia 13 de maio. O requerimento para a homenagem ( RQS 991/2024 ) foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF).
Em seu requerimento, Izalci informa que, em 13 de maio de 1809, o imperador Dom João VI criou a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, primeiro núcleo da Polícia Militar do Distrito Federal, que tinha a missão de guardar e vigiar a cidade do Rio. Com a criação da nova capital federal em 1960, acrescenta o senador, a Polícia Militar do Distrito Federal foi transferida para Brasília.
As datas das sessões ainda serão agendadas pela Secretaria-Geral da Mesa.
Veja, abaixo, outras homenagens aprovadas no Plenário nesta quarta:
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 22°
Chuva